Importância de Tratar as Varizes. Além da questão estética ser um dos motivos mais comuns para fazer um paciente procurar uma médica especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular, existem outras motivações Importantes para que haja o investimento no Tratamento das Varizes.

Importância de Tratar as Varizes

Uma das razões importantes que justificam a busca por um tratamento das varizes é a redução das chances de evolução do quadro, que é crônico e progressivo, podendo avançar para edema, alterações cutâneas e úlceras, por exemplo.

Outro ponto envolve a possibilidade de identificação de veias profundas com comprometimento em seu funcionamento, o que tende a resultar em outros quadros de varizes no futuro.

Assim como o tratamento tem importância para evitar ou diminuir as chances, mesmo que baixas, de a condição provocar um quadro de trombose, especialmente quando há demais fatores de risco associados, tais como, sedentarismo, história pessoal ou familiar da condição, idade avançada, gestação, obesidade e fazer uso de hormônios.

Do mesmo modo que a intervenção proporciona melhora na qualidade de vida e autoestima, já que a falta de tratamento adequado chega a interferir na realização das atividades diárias.

Possíveis Complicações

Entre as complicações que têm chance de ser evitadas quando o paciente opta pelo tratamento de varizes é possível citar, principalmente:

Dermatite e Eczema

Pernas Inchadas?
Agende uma Avaliação Vascular e Redefina seu Conforto.

Caracterizada por irritação e alterações causadas pelas varizes, ocorrem a formação de dermatites e eczema, e, consequentemente, da coceira.

Flebite

Acontece quando o sangue parado auxilia no surgimento de irritação e inflamação da parede do vaso, provocando dor, edema e vermelhidão.

Hemorragias

Devido ao fato das varizes, normalmente, acometerem uma região cutânea mais fina, as mesmas podem se romper e, consequentemente, resultar em hemorragias.

Trombose

A trombose acontece quando há formação de coágulos capazes de obstruir o fluxo sanguíneo, podendo surgir acompanhada de sintomas como inchaço e vermelhidão.

Úlceras

Conhecidas como feridas arredondadas e profundas com dificuldade para cicatrização, as úlceras igualmente se enquadram como uma das possíveis complicações de um quadro de varizes, dependendo de um tratamento e cuidados específicos.

Disponibilidades de Tratamento

Após a devida confirmação do diagnóstico, a médica especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular explica sobre as opções de tratamento disponíveis de acordo com cada paciente, o que tende a incluir:

  • Escleroterapia: geralmente, voltada para casos de microvarizes e varizes de pequeno calibre, se trata da injeção de substâncias químicas capazes de destruir as veias danificadas, provocando a sua coagulação;
  • Laser: o dano às veias acontece por meio do calor do laser, resultando na sua secagem, e é destinada às varizes que provocam dor severa, coágulos de sangue e problemas cutâneos;
  • Procedimento cirúrgico: comumente indicado quando o paciente não apresentou melhora com as demais opções, é caracterizado por uma incisão voltada para fazer a ligação e remoção da veia a ser tratada.

Além disso, para que a pessoa tenha a chance de adquirir os resultados esperados, é fundamental se atentar às orientações médicas gerais e relacionadas aos cuidados específicos, que entre algumas variáveis, recebem influência da intervenção realizada, rotina e possibilidade da existência de fatores de risco, por exemplo.

Por isso, o aconselhável é fazer consultas regulares e se consultar com a médica especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular, que está apta para diagnosticar, tratar, encaminhar e acompanhar casos de Varizes e outros que envolvam a saúde vascular do paciente.

Mais informações sobre este assunto na Internet:
Diga Adeus às suas Dores.
Reserve a sua Consulta de Hematologia.