Alimentação e Varizes. Apesar de não desencadear necessariamente quadros de dor e desconforto, muitas pessoas se incomodam com o aparecimento de varizes e também com a ideia de tê-las em seu corpo.
Dependendo do estágio, podem ser combatidas ou até mesmo evitadas com a ajuda de um estilo saudável e uma dieta balanceada. Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre qual tipo de alimentação pode ajudar a prevenir varizes.
O Que São Varizes
As varizes podem ser descritas como veias dilatadas ou nodosas que surgem principalmente devido à alta pressão do fluxo sanguíneo dentro dos vasos. A condição pode ser observada com mais frequência na região dos membros inferiores, geralmente na altura das coxas, tornozelos e pés.
Existem casos onde as varizes não desencadeiam danos à saúde. No entanto, algumas vezes o paciente pode experimentar problemas como dores locais, inchaço e úlceras na região da perna, além de não serem visivelmente agradáveis e gerar quadros de baixa autoestima.
Fatores de Risco
Existem alguns fatores que podem aumentar as chances de um paciente desenvolver quadros de varizes. Por isso, é preciso ficar atento a eles e redobrar os cuidados caso você:
- Seja do sexo feminino;
- Esteja grávida;
- Tenha idade avançada;
- Possua excesso de peso ou obesidade;
- Tenha histórico familiar de varizes;
- Passe muito tempo na mesma posição;
- Não pratique atividades físicas;
- Tenho histórico anterior de trombose venosa profunda.
Apesar de ser mais comum na população feminina e que possua mais idade, varizes também podem estar presentes em pacientes do sexo masculino e adolescentes.
Alimentação e Varizes
Nossa alimentação é um aliado fundamental na prevenção de doenças e no funcionamento adequado do organismo. Manter uma dieta saudável pode prevenir diversas condições, inclusive diminuir as chances de desenvolver varizes.
Para começar a lista de alimentos amigos da circulação sanguínea, temos que lembrar das propriedades de cada produto que ingerimos e o que esperamos que ele cause no nosso organismo. Geralmente, quando uma pessoa desenvolve varizes, ela apresenta dificuldades de degradar certas proteínas, como é o caso da fibrina. Alimentos como o abacaxi, por exemplo, possuem bromelaína, que possui alta capacidade em quebrar esse tipo de proteína. Confira a seguir alguns alimentos e nutrientes que fazem bem para a sua saúde vascular:
- Caju;
- Maçã;
- Acerola;
- Amoras;
- Goiaba;
- Morango;
- Limão;
- Ameixa;
- Pêssego;
- Tomate;
- Cebola;
- Beringela;
- Repolho Roxo;
- Morango;
- Pêssego;
- Damasco;
- Amendoim;
- Gérmen de trigo;
- Salmão;
- Atum;
- Sardinha;
- Chia;
- Linhaça;
- Suco de uva integral;
- Brócolis;
- Espinafre;
- Couve;
- Rúcula.
Além desses alimentos, é muito importante manter o corpo hidratado com a ingestão de muita água. A desidratação é um evento que ocorre quando uma pessoa apresenta baixos níveis de água no organismo, afetando diretamente o sistema vascular.
A quantidade de água que uma pessoa ingere durante o dia influencia no volume sanguíneo que circula pelo corpo. Quando essa ingestão é baixa, é possível perceber uma diminuição sanguínea, isso facilita o surgimento de problemas como a hipertensão, disfunções mecânicas do coração, tromboembolismo, surgimento de coágulos, entre outras condições.
Quando Procurar um Cirurgião Vascular
Para saber mais sobre a condição e seus meios de tratamento, busque ajuda de um médico vascular de sua confiança. Ele poderá fazer uma análise completa do seu quadro e indicar a melhor forma de tratar ou prevenir as varizes.