Coagulograma. Quem já passou por alguma cirurgia, principalmente de grande porte, já deve ter ouvido falar sobre o exame de coagulação. Esse tipo de teste é realizado antes do paciente entrar na para a operação para verificar como está a coagulação no organismo e evitar quadros de hemorragias durante o procedimento, por exemplo.

Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre o exame de coagulograma, como e porque é realizado antes de cirurgias.

O Coagulograma

Conhecido também como prova de coagulação, o coagulograma é um conjunto de exames realizados com o intuito de avaliar a coagulação sanguínea do paciente, geralmente antes da realização de algum procedimento cirúrgico.

Com essa verificação, o médico responsável saberá se o tempo de coagulação do paciente está ideal ou não. Esse tipo de teste é capaz de diagnosticar diversas complicações hemorrágicas que o paciente possa ter durante ou após a cirurgia.

Parâmetros

Durante a realização do teste, alguns fatores são observados. Por exemplo, o tempo de sangramento, coagulação, tromboplastina parcial, protrombina ativada e também o número de plaquetas. Cada um desses indicativos deve estar dentro dos parâmetros pré estabelecidos para serem considerados normais.

  • Tempo de Sangramento (TS) – 1 a 4 minutos;
  • Tempo de Coagulação (TC) – 4 a 10 minutos;
  • Tempo de Tromboplastina Parcial (TTPa) – 24 a 40 segundos;
  • Tempo de Protrombina Ativada (TP) – 10 a 14 segundos;
  • Número de Plaquetas – 150 a 400 mil por milímetro cúbico de sangue (mil/mmc).

Porque Fazer o Coagulograma

Esse tipo de teste é essencial em casos de médias e grandes cirurgias ou em procedimentos médicos que impliquem em algum tipo de sangramento. Caso o paciente apresente alterações nos padrões do coagulograma, o procedimento deve ser adiado para evitar maiores riscos à saúde do mesmo.

Além disso, o teste de coagulação também pode ser útil na investigação de sangramentos espontâneos e diagnósticos diferencial de sangramentos uterinos disfuncionais em mulheres cisgênero, ou seja, que possuem útero.

Como o Coagulograma é Realizado

Para a realização do teste de coagulação, é necessário que o paciente esteja em jejum de 2 a 4 horas e informe detalhadamente todos os remédios que esteja tomando ou que tenha tomado nos últimos dias, especialmente se forem antibióticos e anticoagulantes.

Após listar essas informações, será realizado o procedimento normal de coleta de sangue. Ao ter todo material necessário para a análise, o médico responsável pelo teste deve observar quanto tempo leva para o sangramento proveniente de uma pequena picada no antebraço, feita em um lugar sem vasos sanguíneos, estancar. Esse tempo deve variar entre 1 e 3 minutos.

Já o teste realizado com o sangue coletado é realizado a partir da divisão do conteúdo a ser estudado em dois tubos diferentes para observar quanto tempo a substância leva para coagular, podendo variar de 5 a 12 minutos.

Por serem testes rápidos, os resultados geralmente levam menos de um dia para ficarem prontos e serem entregues ao médico responsável pelo caso. Após realizá-lo, o paciente não sente desconforto ou quaisquer efeitos colaterais. No entanto, deve-se evitar a exposição do local puncionado ao sol e também o esforço do braço utilizado para o exame por até 24 horas.

Mais Informações sobre este assunto na Internet: