Quando Procurar um Cirurgião Vascular?

O sistema vascular – ou sistema circulatório, como também é chamado – é uma peça fundamental para garantir o funcionamento do corpo humano, pois é responsável pela circulação do sangue e pelo transporte de nutrientes e oxigênio por todo o corpo. Devido à sua importância vital, nada mais justo do que criar uma especialidade exclusivamente voltada ao estudo e tratamento das patologias que afetam o sistema vascular: a angiologia.
O especialista responsável pelo tratamento de patologias que acometem o sistema circulatório, incluindo as artérias, as veias e os vasos linfáticos, é o cirurgião vascular. Aneurismas, aterosclerose, trombose e varizes são algumas das principais doenças tratadas por este profissional. O foco de sua atuação se dá quando as complicações não podem ser resolvidas clinicamente, e então há a necessidade dos procedimentos cirúrgicos e invasivos.
Neste artigo, abordaremos as principais doenças tratadas pelo cirurgião vascular, as principais estratégias terapêuticas utilizadas e em que casos você deve recorrer ao profissional. Acompanhe.

Conheça o Papel do Profissional Cirurgião Vascular SP

O papel do cirurgião vascular é garantir que os pacientes com problemas vasculares tenham acesso às variadas opções de tratamento, e compreendam cada uma delas. Embora a especialidade do profissional seja a cirurgia, ele é capacitado para diagnosticar e tratar todos os pacientes, incluindo os que não precisam de intervenções cirúrgicas.

A maioria dos pacientes com problemas vasculares não precisam ser submetidos à cirurgia, na realidade. Muitas dessas complicações podem ser solucionadas por meio de tratamentos clínicos, dietas, atividades físicas e um estilo de vida saudável. A intervenção cirúrgica é indicada exclusivamente nos casos em que se mostra mais efetiva em comparação ao tratamento clínico.
Felizmente, o avanço tecnológico alcançado no campo das técnicas endovasculares permite que os riscos sejam cada vez menores, e as taxas de sucesso cada vez maiores.

Quando Procurar um Cirurgião Vascular SP?

Mas afinal, Quando Procurar um Cirurgião Vascular SP? Diante de sintomas como dor e inchaço nos membros, alterações na temperatura corporal, formigamento e dificuldade para caminhar, o profissional deve ser consultado. O primeiro passo é avaliar a origem dos sintomas e, a partir daí, alcançar um diagnóstico assertivo.

Importância do Acompanhamento do Cirurgião Vascular

O acompanhamento de um cirurgião vascular e a realização periódica de exames é fundamental para prevenir casos de acidente vascular cerebral e outras complicações que acometem o sistema circulatório, sobretudo em pessoas com mais de 40 anos.

Acompanhamento de um cirurgião vascular torna-se ainda mais necessário para…

No caso de fumantes, pacientes diabéticos, com pressão alta, obesos, gestantes, portadores de doenças que comprometem a mobilidade em geral e quaisquer outros indivíduos enquadrados em grupos de risco, o acompanhamento de um cirurgião vascular torna-se ainda mais necessário, a fim de prevenir o desenvolvimento de doenças vasculares e/ou postergar sua evolução.

Diabetes e Trombose – Até que Ponto Estão Relacionadas?

Diabetes

Diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz.

Trombose na Gravidez – Conheça os Riscos e Como Lidar com Ela

Gestantes

A gestação completa dura em média 9 meses, e embora possa chegar até as 42 semanas de gestação

Obesidade e Trombose – Como o Excesso de Peso Prejudica a Circulação

Obesidade

Pela definição da Organização Mundial da Saúde, obesidade é o excesso de gordura corporal, em quantidade que determine prejuízos à saúde. Uma pessoa é considerada obesa quando seu Índice de Massa Corporal (IMC) é maior ou igual a 30 kg/m2 e a faixa de peso normal varia entre 18,5 e 24,9 kg/m2.

Tabagismo e Doença Vascular – Como o Cigarro Afeta a Saúde dos Seus Vasos Sanguíneos

Fumantes

É considerado fumante o indivíduo que fumou mais de 100 cigarros, ou 5 maços de cigarros, em toda a sua vida e fuma atualmente (OPAS, 1995).

Marque uma consulta e deixe-nos ajudar.

Agora que você já sabe em que caso acionar um cirurgião vascular, não sofra mais em silêncio!
Dra Maria Luisa Giannella
Dra Maria Luisa GiannellaCirurgiã Vascular