Sedentarismo e Varizes. Independentemente da motivação, o sedentarismo afeta a nossa vida em diversas áreas, inclusive tendo uma influência na saúde vascular, provocando o desenvolvimento da condição vascular conhecida como varizes.
Relação Entre Sedentarismo e Varizes
O sedentarismo, que é caracterizado pela inatividade ou falta de atividade física regular, é considerado um fator de risco para o surgimento das varizes porque reduz a frequência do bombeamento muscular que auxilia no fluxo do sangue, provocando a sobrecarga das válvulas e o acúmulo sanguíneo nos membros inferiores.
Outros pontos incluem problemas circulatórios e aumento da pressão nas veias, que recebe uma influência maior quando a pessoa, além de sedentária, tem excesso de peso e apresenta fatores genéticos.
Demais Fatores de Risco para Varizes
Além do sedentarismo, existem outros fatores que igualmente contribuem para o aumento do riscos para uma pessoa ser acometida por varizes, podendo surgir sozinhos ou acompanhados, tais como:
- Alimentação desbalanceada;
- Alterações hormonais;
- Elevado nível de exposição solar;
- Envelhecimento;
- Genética;
- Gestação;
- Imobilidade ou mobilidade reduzida;
- Menopausa;
- Níveis elevados de inflamação;
- Obesidade;
- Pouca circulação;
- Puberdade;
- Sexo feminino;
- Tabagismo.
Dicas para Prevenir Varizes
Para garantir a circulação do sangue adequada, manter uma vida ativa é o diferencial para qualquer pessoa. Por isso, juntamente com os profissionais de cada área, pode encontrar o tipo de atividade mais indicado, que recebe influência da saúde geral do paciente, do quadro apresentado, cotidiano, além de verificar a possibilidade de ter contraindicações.
Mas de modo geral, a médica especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular tende a recomendar caminhada, andar de bicicleta, natação, ioga, alongamentos e musculação, por exemplo.
Sem contar que igualmente pode receber a recomendação de incluir ou manter os hábitos de:
- Atentar-se ao uso de anticoncepcional oral;
- Elevar as pernas, especialmente no final do dia;
- Evitar permanecer na mesma posição por períodos prolongados;
- Focar em dietas balanceadas;
- Manter o peso conforme orientação profissional;
- Parar ou interromper o hábito de fumar;
- Priorizar roupas e calçados confortáveis e sem saltos;
- Fazer pausas para levantar-se ou movimentar os membros;
- Usar meias elásticas conforme a especificação médica.
Enquanto isso, nos casos de pacientes com varizes, que surgiram ou não em associação ao sedentarismo, o ideal é que iniciem o tratamento o quanto antes, reduzindo os sintomas apresentados e evitando as suas possíveis complicações futuras, tais como, dermatites e eczema, hemorragias, trombose e úlceras.
A partir da confirmação e após entrarem em um consenso, os preparativos para o tratamento são iniciados, diversificando de acordo com a escolha, que tende a variar entre escleroterapia, laser e procedimento cirúrgico tradicional.
Sem contar a necessidade de respeitar os cuidados após ser submetido a intervenção médica, que são considerados essenciais para que o paciente aumente as chances de alcançar os objetivos desejados.
Portanto, é fundamental realizar acompanhamento ao notar os fatores de risco para as varizes e atentar-se aos seus sinais característicos, quando sintomáticos, que incluem dor, inchaço e queimação, devendo, preferencialmente, consultar-se com a médica especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular o quanto antes para que sejam iniciados os cuidados necessários, que envolvem confirmação do diagnóstico, tratamento e mudanças no estilo de vida, por exemplo.