Atividade Física Protege suas Veias. Visando a boa circulação sanguínea e a saúde geral do sistema vascular, a melhora da função venosa e a redução das sensações de peso e cansaço, algumas medidas podem ser indicadas e incluídas à rotina das pessoas, principalmente, se uma das questões envolve evitar o surgimento das varizes, que comumente tendem a acometer os membros inferiores.

Como a Atividade Física Protege suas Veias

A prática regular de atividade física é considerada benéfica à circulação por causa do aumento de estímulo dos tecidos dos membros inferiores, porque ativa a musculatura da panturrilha, considerada o segundo coração, que acaba se contraindo e apertando as veias profundas, auxiliando no transporte do sangue ao coração.

Isso porque, o fluxo de sangue sai do coração até as pernas com o auxílio da gravidade e devido à ação contrária da mesma, há maior dificuldade e dependência das válvulas no interior das veias. Quando surgem problemas influenciando negativamente o funcionamento das válvulas, acontece um comprometimento na circulação do sangue no local.

Desta forma, existem opções específicas de exercícios que são mais indicadas nos casos de varizes, devendo ser praticadas regularmente e de forma saudável ao longo do tempo. Alguns exemplos igualmente envolvem, dança, ginástica e esportes coletivos, tais como, basquete, futebol e vôlei.

Academia

Além de proporcionar benefícios estéticos e melhoria à condição física (ganho muscular e queima de gordura), os exercícios disponíveis na academia, como os que são feitos em esteiras e bicicletas ergométricas, e agachamentos e alongamentos, aumentam o fluxo de sangue nos membros inferiores.

Entretanto, devem ser realizados com acompanhamento de um especialista para evitar possíveis complicações, como agravamento das varizes, principalmente em quem tem fatores de risco, e não comprometer o retorno venoso quando prender a respiração ao levantar peso, o que tende a aumentar a pressão no interior das veias.

Bicicleta

Sinta suas Pernas Leves Novamente.
Agende uma Consulta com o Especialista Vascular.

Além de melhorar a circulação de sangue nas pernas, andar de bicicleta proporciona menos impacto em relação às outras práticas e igualmente oferece melhor evolução cardiovascular de um modo geral.

Caminhada

Indicada para os primeiros dias da prática, a caminhada é caracterizada por movimentos simples e pode ser feita independente da escolha do ambiente, como na esteira, no parque ou pelo bairro, desde que seja agradável para a pessoa.

Além disso, ao ser realizada, aumenta a velocidade do fluxo de sangue nas veias, melhorando o retorno do mesmo ao coração, melhora a circulação nos membros inferiores e promove o crescimento de novos vasos sanguíneos.

E para começar, o ideal é que seja feita diariamente por 10 ou 15 minutos; em seguida, a circulação tem mais chances de melhorar consideravelmente quando é mantida por 30 minutos diários.

Corrida

Uma opção com maior intensidade do que a anterior, precisa de atenção às articulações e aos músculos, sendo benéfica à circulação sanguínea, mas desde que a pessoa escute seu corpo e faça repouso entre os esforços físicos.

Natação

Tendo como uma das características a ausência de impacto, o movimento realizado dentro da água (durante as aulas de natação ou hidroginástica) é capaz de impulsionar a circulação sem sobrecarregar as articulações.

Atividade Física para Auxiliar no Tratamento

Além de poder ser adotada para evitá-las, a prática de exercícios tem a chance de igualmente atuar como uma opção de tratamento das varizes, ajudando a minimizar as dores e os cansaços observados em pacientes acometidos por tal condição.

Porém, exercícios em que há necessidade de levantar peso com as pernas, como a musculação, não são recomendados nesse caso, porque o excesso de peso tende a elevar a sobrecarga e, consequentemente, provocar desconforto e cansaço nos membros inferiores.

Mais informações sobre este assunto na Internet:
Não sinta Vergonha das suas Pernas!
Agende sua Consulta Vascular Hoje Mesmo.