Meias de Compressão – Como Funcionam? Quando Usar? – Meias de compressão podem ter um benefício claro para pessoas com certos problemas nas pernas ou em risco de coágulos sanguíneos, como pilotos, comissários de bordo, corredores, mulheres grávidas e pessoas em recuperação de cirurgia.

Entretanto, fora dos usos médicos, a pessoa comum pode se beneficiar do uso de meias de compressão? Existem riscos em usá-las? O que significam as classificações de pressão na embalagem? Neste artigo, veja mais informações sobre este dispositivo médico e tire suas dúvidas.

Como as Meias de Compressão Funcionam

O sangue nas veias precisa trabalhar contra a gravidade para fluir de volta ao coração. Qualquer coisa que impeça esse fluxo – como problemas de circulação, falta de movimento (especialmente após uma lesão ou cirurgia) ou fraqueza nas paredes das veias das pernas (conhecida como insuficiência venosa) – resulta em acúmulo de sangue nas veias da pernas ou pés.

Algumas consequências dessa condição são o inchaço, dores e fadiga nas pernas. Ou mesmo um aumento na predisposição para desenvolver coágulos sanguíneos.

Ao comprimir os tecidos das pernas e as paredes das veias, as meias de compressão podem ajudar o sangue nas veias a retornar ao coração. Elas também podem melhorar o fluxo linfático, o que pode ajudar a reduzir o inchaço dos tecidos.

Classificações de Compressão

As meias de compressão vêm em quatro ou cinco níveis principais de compressão, que se referem à quantidade de pressão (medida em milímetros de mercúrio ou mmHg) aplicada à perna. Quanto maior o número, maior a compressão.

Níveis de compressão mais altos são para usos médicos, como varizes, edema e prevenção de coágulos sanguíneos após a cirurgia. Essas meias de alta compressão geralmente são graduadas, o que significa que são mais apertadas na parte inferior (pé e tornozelo) e mais soltas na parte superior.

Embora possa parecer mais fácil comprar uma meia de compressão on-line, é importante obter o ajuste correto com a orientação de um médico cirurgião vascular.

Como Usar Meias de Compressão

Meias de Compressão - Como Funcionam? Quando Usar?

Não há uma resposta única para isso. Depende das razões para usá-las em primeiro lugar. Se for por causa de problemas relacionados às veias, as meias podem ser usadas o dia todo e tiradas quando você for dormir ou quando estiver em casa, com as pernas para cima.

Se você precisar usar meias de compressão após uma cirurgia, normalmente é recomendável que elas sejam usadas ​​se você ficar em pé ou sentado por longos períodos.

É importante considerar que as meias de compressão são benéficas apenas se forem usadas adequadamente. Por exemplo, usar meias desgastadas ou em tamanho inadequado para o seu caso pode levar a problemas novos ou piores, exercendo pressão excessiva ou inadequada sobre a pele.

Se você achar que as meias são difíceis de vestir, pode ser útil colocá-las antes de sair da cama (antes que qualquer inchaço se desenvolva). Você também pode tentar aplicar um pouco de amido de milho nas pernas, o que secará o excesso de umidade que pode estar causando atrito.

Contraindicações

Normalmente, as meias são seguras e o uso delas resulta em poucas ou nenhuma complicação, desde que sejam usadas suavemente contra a perna, sem dobras.

Mas alguns grupos de pessoas devem evitá-las, incluindo aqueles com:

  • Neuropatia periférica ou qualquer outra condição que afeta a sensação da pele;
  • Doença em alguma artéria periférica;
    • Infecção de pele;
  • Dermatite ou pele frágil;
    • Inchaço grave das pernas;
  • Edema pulmonar por insuficiência cardíaca congestiva.

Cada uma dessas condições apresenta uma série diferente de riscos. Por exemplo, para pessoas com doença arterial periférica, as meias podem piorar a entrega de oxigênio nas artérias com fluxo sanguíneo comprometido. Pessoas que têm problemas sensoriais, como aqueles com neuropatia periférica, podem não sentir quando a meia de compressão está muito apertada, o que pode impedir a circulação. E certas doenças ou infecções da pele podem piorar com uma meia de compressão cobrindo e pressionando a área.

Quem Pode Usar Meias de Compressão?

As meias também podem melhorar o conforto de pessoas que não tenham uma predisposição a desenvolver coágulos sanguíneos. Por exemplo, melhorar o fluxo de sangue e linfa pode reduzir o sintoma de cansaço nas pernas em algumas pessoas.

Se você tem uma condição médica, converse com seu médico cirurgião vascular sobre os benefícios das meias de compressão e que tipo pode ser melhor para você.

Se você estiver saudável e quiser usá-las por causa de um longo voo, um trabalho que exija muito tempo em pé ou outro motivo não médico, o médico cirurgião vascular também pode ajudar a identificar aquela que funciona melhor para o seu caso.