Menopausa e Varizes. Depois que passamos a nos atentar a nossa saúde, independentemente da motivação e do momento da vida em que nos encontramos, é natural que cada vez mais surjam dúvidas e preocupações sobre as possibilidades de surgimento ou agravamento de alguma condição médica.
Mas ao se aproximar ou já estar no período da Menopausa, é importante focar na saúde vascular, porque as mudanças nos níveis hormonais tendem a aumentar as chances de a mulher apresentar varizes nesta fase da vida.
Relação Entre Menopausa e Varizes
Primeiramente, a menopausa trata-se do período natural em que a menstruação é interrompida por 12 meses consecutivos, representando o fim da produção dos principais hormônios femininos (estrogênio e progesterona) por parte dos ovários, sendo comum de acontecer na faixa dos 45 a 55 anos, resultando em uma série de mudanças na saúde e na vida da mulher de um modo geral.
Ou seja, o estrogênio e a progesterona impactam positivamente as paredes dos vasos sanguíneos ao forçarem o fluxo sanguíneo pelo corpo por meio das veias. Quando os seus níveis caem por causa da menopausa, as paredes das veias são afetadas, então, acabam perdendo força e flexibilidade, o que resulta em fraqueza até dos músculos, dificultando o bombeamento do sangue de volta ao coração, assim, acaba acumulando e resultando no surgimento de varizes.
Enquanto isso, as varizes são veias danificadas por mau funcionamento e pela dificuldade em manter o fluxo natural do sangue, fazendo com que fiquem dilatadas e tortuosas.
Assim sendo, a relação entre menopausa e varizes está na questão das alterações hormonais, que são responsáveis por influenciar no surgimento ou mesmo agravamento desse tipo de condição vascular na mulher.
Sem contar que o surgimento das varizes igualmente recebe influência do aumento de peso que pode acontecer no período da menopausa, em que o metabolismo acaba desacelerando. Desta forma, há mais pressão nos vasos sanguíneos, dificultando o seu bombeamento natural.
Medidas Preventivas
Com o intuito de reduzir os riscos de desenvolver varizes durante a fase de menopausa, é possível adotar determinadas medidas que tendem a ser recomendadas por especialistas no assunto, incluindo:
- Alimentação saudável e equilibrada;
- Atividade física regular;
- Controle do peso conforme a indicação de um profissional;
- Dieta saudável e equilibrada;
- Força nos membros inferiores;
- Ingestão frequente de água;
- Interrompimento do hábito de fumar;
- Meias de compressão de acordo com a especificação médica;
- Terapia de reposição hormonal conforme recomendação;
- Vitamina C.
Disponibilidade de Tratamento
Nos casos das pacientes com varizes, entre as opções de tratamento destacam-se as menos invasivas, mas tudo depende de uma análise geral do quadro e da decisão tomada em comum acordo com o paciente, podendo incluir, tratamento a laser ou ablação a laser endovenosa, escleroterapia e flebectomia.
Entretanto, quando não recebem a devida atenção, seja por desconhecimento do diagnóstico ou por escolha, por exemplo, o(a) paciente tende a apresentar agravamento do quadro, como flebites (inflamações), trombose venosa ou dermatite, por exemplo.
Por isso, o ideal é manter o check-up e acompanhamento periódico em dia, principalmente ao se encontrar ou se aproximar do período da Menopausa, para ter a chance de iniciar os cuidados, as medidas preventivas ou o tratamento o quanto antes com a médica especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular após entrarem em um acordo sobre a melhor opção diante da sua realidade e levando em consideração diversos fatores.