Varizes Podem Causar Pernas Inquietas? Além dos sintomas visíveis das varizes, existem vários outros indicativos que também podem ser atribuídos às varizes. Um deles é a síndrome das pernas inquietas.

A Síndrome das Pernas Inquietas (SPI) é uma condição em que ocorre um desejo irresistível e inexplicável de mover as pernas. Frequentemente, esse desejo é resultado de sensações desagradáveis ​​nas pernas, como formigamento ou queimação. Para muitos, o sintoma piora à noite ou durante o descanso.

Por que as Varizes Podem Causar Pernas Inquietas?

Pernas inquietas são geralmente consideradas um distúrbio do sistema nervoso, em que uma pessoa sente a necessidade de mover as pernas sem motivo, ou por causa de sensações fantasmas na região. Em outras palavras, não há razão física para sentir a necessidade de mover constantemente as pernas.

No caso de varizes e pernas inquietas, no entanto, são as próprias varizes a fonte do desconforto. As varizes podem causar dor vascular nas pernas por causa do acúmulo de líquidos e toxinas, especialmente no final do dia ou durante a noite. Isso causa a necessidade de constantemente mover as pernas na tentativa de aliviar essa dor, o que pode atrapalhar o sono e deixar o indivíduo cansado, irritado e geralmente deprimido.

Semelhanças entre Síndrome das Pernas Inquietas e Varizes

Os sintomas de Síndrome das Pernas Inquietas e varizes se sobrepõem. Pessoas com varizes devido a insuficiência nas válvulas venosas também têm pernas que coçam, palpitam, incham e pesam. Todos esses sintomas, assim como na Síndrome das Pernas Inquietas, podem atrapalhar o sono.

No entanto, como as linhas azuis salientes de varizes ou veias de aranha podem não aparecer na camada superior da pele, as pessoas podem não notar sua evidência e não fazer a conexão entre insuficiência venosa e pernas inquietas.

Para encontrar a real causa de pernas inquietas em um paciente, o médico precisa realizar uma análise do histórico completo, um exame de sangue, revisar o estado atual da saúde e medicamentos e solicitar outras avaliações de diagnóstico. Finalmente, um exame de ultrassom realizado por um especialista em veias pode descobrir varizes ocultas.

Tratamentos para Varizes Curam Pernas Inquietas?

Pesquisadores e médicos revisam conceitos e realizam estudos para verificar se o tratamento de varizes pode gerenciar a SPI. Embora diversos estudos indiquem que a terapia para varizes tem uma alta chance de aliviar os sintomas da SPI, o sucesso do tratamento depende da insuficiência venosa ser a verdadeira causa da síndrome.

Para identificar a raiz da SPI, os pacientes precisam de um exame médico abrangente solicitado por um especialista em veias. É impreciso dizer que todos os casos de síndrome das pernas inquietas resultam de doenças venosas ou da presença de varizes. No entanto, elas certamente são causas secundárias da doença.

Devido à correlação entre a síndrome das pernas inquietas e a doença venosa, é importante ser realizado um encaminhamento para o médico cirurgião vascular dos pacientes que foram diagnosticados com síndrome das pernas inquietas e também apresentam outros sintomas relacionados à insuficiência venosa, como inchaço nas pernas e tornozelos ou presença de varizes.

Como Conviver com Síndrome das Pernas Inquietas e Varizes

Existem vários métodos de auto-ajuda para aliviar as pernas inquietas e as varizes:

  • Melhore sua circulação fazendo mais exercícios. Nadar ou andar de bicicleta são ótimos, mas mesmo uma caminhada ou ioga podem ajudar bastante. Fazer pequenos exercícios, como flexionar os músculos da panturrilha enquanto está sentado, por exemplo, em sua mesa de trabalho, também pode melhorar a circulação;
  • Verifique seus níveis de ferro – houve sugestões de que a síndrome das pernas inquietas é causada por deficiência de ferro. É uma boa ideia ir ao médico para verificar os níveis de ferro e ferritina (a proteína que ajuda a armazenar ferro). Carne vermelha, sementes de abóbora, lentilhas e espinafre são ricos em ferro;
  • O magnésio é importante para a função muscular, por isso verifique se está ingerindo o suficiente. Sem magnésio, seus músculos podem ficar tensos, causando dores e espasmos. Alimentos ricos em magnésio incluem sementes de abóbora, espinafre, figo, arroz integral, quinoa e abacate;
  • Evite estimulantes como cafeína, tabaco e álcool à noite. Se suas pernas inquietas persistirem ao longo do dia, você pode considerar eliminar essas substâncias completamente;
  • Se suas pernas inquietas o impedem de dormir, tente ler um livro ou assistir televisão para distraí-lo da sensação;
  • Um banho quente ou uma massagem antes de dormir pode lhe ajudar a relaxar as pernas inquietas e dormir.

Se você tiver dor nas pernas, Síndrome das Pernas Inquietas ou varizes, procure ajuda de um cirurgião vascular com experiência em remoção de varizes. O alívio pode ser tão simples quanto tratar as veias anormais e as pernas doloridas.

Referência: Minnesota Vein Center