Varizes nos Homens. Por ter o sexo feminino como um dos principais fatores de risco para a condição, muitas pessoas acreditam que as varizes não afetam pacientes do sexo masculino. No entanto, esse mito acaba atrasando o tratamento das varizes em homens.

Por ser uma doença considerada progressiva, seus sintomas podem se desenvolver de forma lenta e inespecífica.Com isso, muitos homens acabam deixando de se atentar ao surgimento das varizes. Continue a leitura deste artigo e saiba o que causa varizes nos homens.

Varizes nos Homens

O Que São Varizes

Variz é o nome dado aos episódios de alta pressão dentro dos vasos sanguíneos que causam a dilatação e tortuosidades da veia. A condição é mais frequente nos membros inferiores afetando principalmente coxas, tornozelos e pés.

Estágios mais avançados podem desencadear quadros de dor, inchaço, coceira, sensação de peso, queimação e cansaço nas pernas, alterações na pele e até o aparecimento de úlceras.

Varizes no Homem

Dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular revelam que aproximadamente 30% da população masculina brasileira sofre com as varizes. Acredita-se que a condição seja negligenciada por ter a identificação dificultada pela presença de pêlos mais grossos na região das pernas.

Muitas vezes, esses descuidos acabam fazendo com que o homem busque um tratamento tardio para a condição, quando já evoluiu para quadros mais graves como úlceras e até mesmo trombose.

Causas de Varizes no Homem

A principal causa do surgimento de varizes em um homem está relacionada aos seus fatores hereditários. Ficar atento se existem casos de varizes na família pode ser fundamental para prevenir, identificar e tratar rapidamente a condição.

Além disso, algumas profissões podem ser um agravante para a doença. Atividades que exigem, por exemplo, um longo período de tempo em pé como médicos e cabeleireiros podem acabar ajudando na dilatação das veias provocando ou piorando os sintomas da condição. Outros fatores de risco são:

Sintomas, Diagnósticos e Tratamento

Os principais sintomas experimentados por um paciente com varizes são a dor local, sensação de peso, cansaço e queimação, sensibilidade aumentada, inchaço e coceira. Ao perceber esses sintomas, é recomendado buscar ajuda de seu médico vascular de confiança para que ele possa realizar exames físicos e constatar a presença da condição.

Os tratamentos oferecidos podem variar de acordo com o estágio da doença. Algumas das opções mais utilizadas são a cirurgia para remoção das veias afetadas,cirurgia com endolaser, onde não há necessidade de remoção da veia.

Outros recursos terapêuticos, como a injeção de espuma e outras substâncias, poderá ser realizado em consultório caso o paciente apresente alguma contraindicação como feridas e pigmentação nas pernas.

Prevenção das Varizes

Apesar de não ser possível prevenir 100% a condição, alguns hábitos diários podem ajudar a retardar a progressão ou o aparecimento das varizes. Entre eles, podemos citar o controle de peso, dieta balanceada, prática de exercícios físicos, hidratação constante e interrupção de vícios como o tabagismo. Em caso de dúvidas, marque uma consulta com seu cirurgião vascular de confiança.

Mais Informações sobre este assunto na Internet: