Varizes no Período Pós-Parto. Diante das diversas reações e sensações que cada mulher pode ter durante a gravidez e após o bebê nascer, algumas podem ser impactadas por uma condição médica: as varizes pós-parto, que costumam ser observadas nas regiões da vagina e das nádegas.
Continue acompanhando este artigo para saber mais detalhes sobre as Varizes no Período Pós-Parto, seus sintomas, suas causas, formas de tratamento e como preveni-las.
Como Identificar as Varizes no Período Pós-Parto?
Áreas com nós, inchadas e com veias na pele nas partes de trás das panturrilhas e interna das pernas, dos tornozelos ou pés. Esses são alguns dos sinais característicos das varizes no período pós-parto, que não necessariamente ocorrem nesta fase da vida da mulher.
Logo, tal condição, que também pode ser representada por coceira ou desconforto, e que costuma ser inofensiva e temporária, resolvendo-se em um período de 03 a 12 meses após o parto, geralmente, surge por volta do terceiro trimestre, principalmente se houver histórico familiar.
Frequência de Casos
As varizes pós-parto são comuns de acontecer, porque há um aumento do volume sanguíneo, que tende a criar pressão nos vasos de sangue, enfraquecimento ou danificação das válvulas internas (funcionamento inadequado), causando um acúmulo de sangue nas veias.
Sem contar que a pressão sustentada de tal ação somada ao peso do bebê em fase de crescimento e a outros fatores (como o aumento dos níveis dos hormônios), aumenta as veias em suas extremidades inferiores, fazendo com que fiquem emaranhadas e inchadas. Assim, as veias das pernas se esticam e dilatam, tornando-se mais visíveis.
E apesar de ter uma relação estética, é importante se atentar à condição clínica, porque as varizes são um sinal de má circulação do sangue e podem causar dor e aumentar as chances do surgimento de coágulos.
Sintomas Típicos
A característica mais comum das varizes pós-parto é a sua aparência, representada por veias azuis escuras ou roxas, emaranhadas e localizadas nas regiões das pernas, dos tornozelos e pés.
Outros sinais típicos, que tendem a ser intensificados após a pessoa permanecer por longos períodos em pé ou sentada, envolvem:
- Cãibras;
- Coceira;
- Dor;
- Inchaço;
- Latejamento;
- Leve descoloração da pele ao redor de um ou mais nós;
- Queimação nas pernas, nos pés ou tornozelos;
- Sensação pesada;
- Úlcera, normalmente nos tornozelos.
Formas de Tratamento
A recomendação primordial é procurar o médico especialista para que possa realizar o diagnóstico e indicar o tratamento mais apropriado para cada tipo de caso, que tende a envolver aplicação de substâncias via injeção local, sessões de laser e cirurgia.
Dicas para Prevenir as Varizes Pós-Parto
Além disso, existem dicas que costumam ser recomendadas para auxiliar no alívio de inchaço ou desconforto, tais como:
- Evitar peças de roupas apertadas;
- Elevar as pernas enquanto estiver sentada ou deitada;
- Se sentar corretamente e alongar os músculos nos intervalos;
- Reduzir as pressões desnecessárias nos tornozelos, pés e nas pernas;
- Usar compressa fria ou bolsa de gelo nas áreas afetadas.
Para as mulheres que permanecem ativas durante o período da gravidez, o aconselhável é que apliquem as recomendações orientadas acima. Além disso, também podem ser adotadas, de um modo geral e por qualquer perfil de gestante:
- Cintas pós-parto;
- Dormir do lado esquerdo;
- Evitar saltos altos;
- Fazer exercícios regularmente;
- Manter o ganho de peso apropriado e indicado;
- Meias de compressão;
- Se atentar e limitar o consumo de sal.