Cãibras e Varizes. Ao longo do dia, é comum que os músculos do corpo se contraiam sem que percebamos, porque acabam relaxando naturalmente. Porém, em alguns casos, eles podem não realizar a ação devidamente e resultar em uma sensação dolorosa chamada cãibra.

Esse é um episódio comum de acontecer em pessoas que apresentam doenças venosas, porque o sangue não flui adequadamente pelas veias por estarem bloqueadas, estreitas ou danificadas.

E se ele não consegue fluir naturalmente pelas pernas, os músculos não conseguem relaxar e as cãibras aparecem. Então, elas tendem a ocorrer como um sintoma das varizes e, neste artigo, vamos abordar sobre isso e o que pode ser feito para aliviar e prevenir o desconforto em questão.

Cãibras e Varizes – Cãibras em Pessoas com Varizes

As veias saudáveis coletam o sangue sem oxigênio dos tecidos. O sangue venoso, caracterizado pelo baixo teor de oxigênio e alto teor de resíduos, é devolvido ao coração e aos pulmões, que é reabastecido com oxigênio e nutrientes.

Elas têm uma série de válvulas que abrem e fecham para direcionar o fluxo de sangue da superfície das pernas para as veias profundas, das quais os músculos da panturrilha bombeiam o sangue de volta ao coração.

Nas pessoas com varizes, essas válvulas não funcionam adequadamente, permitindo que o sangue flua para trás, resultando em vazamento e no acúmulo de sangue pouco oxigenado e rico em toxinas, que acaba as tornando mais propensas às cãibras.

Recupere a Saúde das suas Pernas!
Agende uma Consulta Vascular Hoje.

Ao serem provocadas por essas veias, os sintomas costumam ser aliviados pela correção do problema, em que tendem a ser recomendadas medidas conservadoras, que incluem elevar as pernas, se movimentar frequentemente e usar terapia de compressão, principalmente nos casos das cãibras que surgem no período noturno.

Prevenção das Cãibras Causadas por Varizes

Como uma forma de prevenir e aliviar as cãibras provocadas pelas varizes, é possível:

  • Praticar exercícios, tais como natação, caminhada e ioga, que auxiliam na circulação, o que evita o acúmulo de toxinas na região dos membros inferiores;
  • Flexionar os tornozelos e as pernas ao longo do dia para manter o sangue em movimento, nos casos daqueles que trabalham sentados ao longo do dia;
  • Tentar esticar o músculo do local que é acometido toda vez, de três a quatro vezes por dia, com o intuito de aumentar a circulação de quem as têm;
  • Alongar e massagear a região afetada durante o episódio em questão;
  • Ingerir alimentos ricos em magnésio, que são importantes para a função muscular, tais como arroz integral, espinafre e sementes de abóbora, ou mesmo o médico especialista pode recomendar a suplementação se houver necessidade;
  • Tomar um banho quente para relaxar os músculos durante ou após um episódio de cãibra;
    Caso não seja possível, uma almofada de aquecimento ou bolsa de água quente apresenta um resultado semelhante.

Diagnóstico

Para obter um diagnóstico adequado de varizes, é preciso se consultar com o médico especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular, que também indicará as melhores soluções para os sintomas sentidos e confirmar se as cãibras apresentadas são originadas por essa condição.

Tratamento

A ocorrência de cãibras tendem a melhorar ou desaparecer quando a doença ou insuficiência venosa subjacente é tratada. E ao serem provocadas por doenças vasculares, o tratamento depende da gravidade e natureza da condição.

Para isso, o profissional tende a recomendar medidas conservadoras e não-operatórias, como fazer uso de meias de compressão, ou podem ser necessários procedimentos ambulatoriais ou cirúrgicos para atingir os objetivos.

Sendo assim, as pessoas com varizes que sentem cãibras podem receber orientações gerais que incluem manter-se hidratadas conforme a quantidade que depende de cada uma, repensar a postura e praticar exercícios em geral regularmente, mas principalmente, focar no fortalecimento das panturrilhas.

Sem contar que manter o peso, esticar as pernas, optar por dieta saudável, evitar fumar, gerenciar outras condições subjacentes, aplicar calor moderado e optar por não permanecer por longos períodos na mesma posição também auxiliam no alívio das cãibras relacionadas às varizes.

Mais Informações sobre este assunto na Internet:

Artigo Publicado em: 06 de março de 2020 e atualizado em: 02 de março de 2023

Recupere a Saúde das suas Pernas!
Agende uma Consulta Vascular Hoje.