Dor na Panturrilha – O que Pode Ser? Dores na região das panturrilhas podem ser sintomas comuns em qualquer idade e causadas por diversos fatores. Frequentemente, esse sintoma é associado a intensidade de exercícios físicos, uma vez que a panturrilha é o músculo mais utilizado em corridas e caminhadas, por exemplo.

No entanto, existe uma parcela significativa de pessoas que podem apresentar o sintoma devido a situações mais graves. Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre a dor na panturrilha e suas causas.

A Panturrilha

Também conhecidas como batatas da perna, as panturrilhas nada mais são do que músculos localizados logo abaixo do joelho na parte posterior das pernas. Intitulada como tríceps sural, essa área é composta pelos músculos gastrocnêmio e sóleo.

Podemos dizer que as principais funções das panturrilhas são o auxílio na locomoção, equilíbrio e postura corporal, além de serem consideradas essenciais para o bombeamento de retorno adequado do sangue ao coração, realizando movimentos contra a gravidade.

Dor na Panturrilha

Existem diversas condições que podem ter como sintomas o surgimento de dor na região das panturrilhas. Veja a seguir quais são os motivos mais comuns:

Má Circulação Sanguínea

Como o próprio nome já diz, a má circulação pode ser definida quando o fluxo sanguíneo não cumpre todo o percurso de irrigação, fazendo com que algumas partes do organismo recebam menos ou nenhum sangue.

A dor da panturrilha surge do esforço que o músculo faz para tentar compensar o desvio do fluxo sanguíneo junto ao coração. Pessoas sedentárias, gestantes e idosos são os mais afetados pela condição.

Varizes

As varizes são veias dilatadas ou nodosas que derivam da alta pressão sanguínea dentro dos vasos. Quando a pessoa possui uma grande quantidade de varizes nas pernas, pode apresentar quadros de irritação, sensação de peso e dor nas panturrilhas.

A condição está presente em cerca de 30% da população mundial, sendo que a maioria desses são do sexo feminino. Conhecida por ter um aparecimento lento e progressivo, é comum que o paciente apresente a condição em ambas as pernas.

Trombose Venosa Profunda

Conhecida como TVP, a trombose venosa profunda é um distúrbio vascular onde há a formação de um coágulo sanguíneo numa veia profunda, ou seja, aquela que não está na superfície da pele.

A condição surge quando um coágulo sanguíneo obstrui a passagem sanguínea, dificultando ou restringindo totalmente o fluxo sanguíneo na região. Dores constantes nas panturrilhas juntamente ao inchaço observado nas pernas são alguns dos indícios de que o paciente desenvolveu uma TVP.

Celulite Infecciosa

A condição é caracterizada por uma inflamação das camadas mais profundas da pele, podendo ser percebida em qualquer parte do corpo. Pacientes que desenvolvem celulite infecciosa nos membros inferiores podem apresentar fortes dores na região da panturrilha, bem como vermelhidão e inchaço.

Quando não tratada adequadamente, as bactérias responsáveis pela condição podem chegar até a corrente sanguínea e se espalhar pelo resto do corpo, agravando o quadro do paciente e elevando as chances de ocorrer a sepse.

Quando Procurar o Médico

Geralmente, dores que envolvam exercícios físicos e gestação podem ser tratadas em casa com alongamentos, compressas frias, massagens, repouso e uso de meias de compressão. Nos demais casos, o acompanhamento de um médico vascular deve ser realizado o mais rápido possível para evitar a evolução e agravamento dos quadros.

Busque ajuda médica quando notar os seguintes sintomas:

  • Dor, inchaço e rigidez em uma das pernas;
  • Dor intensa que surge de forma repentina e afeta as panturrilhas;
  • Sensação de queimação, vermelhidão e inchaço em uma das pernas.

Um médico vascular de sua confiança também deve ser procurado caso exista a presença de dor muscular intensa na região da panturrilha com duração superior a 3 dias.

Mais Informações sobre este assunto na Internet: