Varizes Inflamadas. Pele manchada, sensação de coceira, vermelhidão e umidade nas pernas podem indicar inflamação de varizes. A condição é conhecida por causar incômodos tanto físicos como estéticos em quem a possui.

As varizes podem ser classificadas em 6 estágios diferentes de gravidade. Quando atingem o grau 4 ou superior, podemos dizer que estão inflamadas. Continue a leitura deste artigo e veja como tratar varizes inflamadas.

Varizes

Chamamos de varizes as veias dilatadas ou nodosas que surgem devido à alta pressão sanguínea nas veias. Geralmente, podem ser observadas com frequência nas coxas, tornozelos e pés.

Por termos diversas veias espalhadas pelo corpo, podemos afirmar que também existem diferentes tipos de varizes, cada uma com suas próprias características. Nem todos os tipos de veias parecem iguais quando se tornam varizes.

Estágios das Varizes

Assim como ocorre em outras condições, a evolução das varizes pode ser dividida em estágios. Veja a seguir as características de cada um deles:

  • 1º Estágio – Aparecimento de vasinhos e veias reticulares. Geralmente não são percebidos sintomas nessa fase, no entanto algumas pessoas podem se queixar de coceira e sensação de peso nas pernas.
  • 2º Estágio – As varizes propriamente ditas começam a se manifestar, veias dilatadas e tortuosas se salientam na pele. Geralmente podem vir acompanhadas de sensação cansaço ou peso nas pernas mais acentuado do que no primeiro estágio.
  • 3º Estágio – Além da presença dos vasinhos e varizes, o paciente começa a notar inchaço nas pernas. Os sintomas citados anteriormente começam a se tornar limitantes, ou seja, afetar diretamente nas atividades diárias do indivíduo.
  • 4º Estágio – Vasinhos, varizes e inchaço se juntam a manchas de cor castanha e ao endurecimento da pele, ou seja, a mesma perde a elasticidade natural. Os sintomas anteriores tornam-se extensos.
  • 5º Estágio – Surgimento de úlceras. Localizadas com mais frequência na face medial, terço distal da extremidade das pernas, embora com menor frequência possa ocorrer na face lateral da perna e dorso do pé.
  • 6º Estágio – Aparecimento de feridas abertas que demoram para cicatrizar. Podem ser localizadas principalmente na face interna dos tornozelos. Dor e ardência são os principais sintomas dessa fase.

Ao notar qualquer um dos estágios citados acima, é essencial buscar ajuda de um médico vascular de sua confiança para que as medidas de tratamento possam ser avaliadas, garantindo assim uma melhor qualidade de vida para o paciente.

Como Tratar Varizes Inflamadas

Os estágios que definem que uma variz está inflamada são do 4º ao 6º, quando os sintomas começam a afetar drasticamente a vida e saúde de uma pessoa. Atualmente existem diversas técnicas disponíveis para o tratamento de condições como as varizes. Os principais são aqueles que utilizam espuma para fechar a veia doente e desviar o fluxo sanguíneo para outras ramificações saudáveis ou a realização de procedimento cirúrgico para retirada da veia danosa.

A melhor escolha deve ser apontada por um médico especialista, levando em consideração fatores como o estilo de vida do paciente, ficha médica e possíveis riscos que envolvem cada método. Quanto antes começar a ser tratada, há menos riscos de que a variz evolua para complicações como hemorragias varicosas ou varicoflebite.

Mais Informações sobre este assunto na Internet: