Varizes na Gravidez – Quando Procurar Ajuda Médica? – Para muitas mulheres, descobrir que estão grávidas é seguido por uma descoberta menos emocionante: o aparecimento de varizes.

Até metade das mulheres experimenta dilatação ou aumento anormal nas veias superficiais das pernas e extremidades inferiores durante a gravidez por razões que fazem sentido, mas não as tornam mais fáceis de tolerar.

Porque Aparecem as Varizes na Gravidez

As veias superficiais das pernas têm válvulas unidirecionais que ajudam o sangue a subir a perna contra a gravidade para drenar o sangue de volta ao coração.

Quando uma mulher está grávida, ocorrem vários fatores fisiológicos, incluindo o crescimento do útero no abdômen, que exerce uma força descendente no fluxo sanguíneo venoso, levando ao aumento dessas veias e à sua visibilidade.

Além da aparência, o que pode ser angustiante, as varizes podem ser intensamente dolorosas e são acompanhadas de vermelhidão e inchaço.

As varizes não são exclusivas da gravidez, mas a gravidez pode sinalizar sua chegada – ou piorá-las. O motivo: durante a gravidez, o volume de sangue no corpo de uma mulher aumenta em até 20%, enquanto o número de veias permanece o mesmo, o que significa mais trabalho para o sistema vascular do seu corpo.

Adicione picos de progesterona e hormônios que relaxam os ligamentos na pelve e as células musculares lisas nas paredes das veias, e faz sentido que a jornada ascendente do sangue fique mais difícil durante a gravidez. Todos esses fatores criam um ciclo vicioso: as veias dilatam, causando contrapressão nas válvulas que, por sua vez, fazem com que as veias se dilatem ainda mais, tornando a válvula menos eficaz.

Varizes na Gravidez - Quando Procurar Ajuda Médica?

Como Tratar

Para minimizar as varizes que aparecem durante a gravidez, ou pelo menos mantê-las sob controle, aqui estão algumas dicas possíveis:

  • Mantenha seu sangue fluindo. Levante-se sempre que puder e mantenha as pernas elevadas ao sentar. Quando estiver de pé, coloque um pé em um banquinho baixo. Flexione os tornozelos de vez em quando e quebre o hábito de sentar com as pernas cruzadas.
  • Mexa-se. O exercício é fundamental na prevenção de varizes – faça caminhada todos os dias, ou outra forma de aumentar a circulação. Pesquisas sugerem que se movimentar na água é especialmente útil.
  • Mantenha-se confortável. Use roupas – incluindo roupas íntimas – que se encaixem bem e não prendam a circulação, especialmente ao redor das pernas. Não use cintos ou meias apertadas e fique longe de sapatos apertados e de salto agulha.
  • Cuidado com o seu peso. Mantenha o seu ganho de peso durante a gravidez próximo ao recomendado pelo seu médico. O peso extra aumenta as demandas em seu sistema circulatório já sobrecarregado.
  • Durma do seu lado esquerdo. Isso ajuda a evitar a pressão nos principais vasos sanguíneos e a manter a fluidez da circulação.
  • Não force. Levantar peso pode aumentar a sobrecarga das veias.
  • Obtenha sua dose diária de vitaminas. Uma dieta equilibrada na gravidez mantém as veias saudáveis. Certifique-se de comer muitos alimentos com vitamina C, que seu corpo usa para produzir colágeno e elastina (tecidos conjuntivos que reparam e mantêm os vasos sanguíneos).

Posso Prevenir Varizes Durante a Gravidez?

Em alguns casos, usar meias de compressão, exercitar-se e elevar os pés, pode ajudar a prevenir varizes, mas não existem maneiras seguras de evitar esse sintoma específico da gravidez. As dicas acima valem uma tentativa, no entanto, e podem ajudar a situação.

As Varizes Desaparecem?

Na maioria dos casos, se você não as tiver antes de engravidar, suas varizes diminuirão ou desaparecerão completamente dentro de alguns meses após o parto.

E como muitos outros sintomas da gravidez, varizes tendem a ser hereditárias, por isso, se sua mãe as teve durante a gravidez, é mais provável que você também as tenha.

Quando Procurar um Médico Vascular para Tratar Varizes na Gravidez?

O momento certo de procurar um médico é assim que você notá-las. Como existe uma associação geral entre varizes e o risco de trombose venosa profunda (TVP) ou coágulos sanguíneos, que não ocorre apenas na gravidez, seu médico deve estar ciente de sua condição.

Se suas varizes não desaparecerem após a chegada do bebê, você poderá tratá-las clinicamente ou removê-las cirurgicamente, mas não durante a gravidez.