Cuidados Após a Cirurgia de Varizes. Assim como em qualquer outro procedimento, pacientes que realizam cirurgias para o tratamento de varizes devem seguir algumas recomendações no pós-cirúrgico para que os resultados sejam satisfatórios.

Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre as varizes, seus tratamentos e os cuidados que se deve ter após a cirurgia.

Varizes

As varizes podem ser descritas como veias dilatadas ou nodosas que aparecem principalmente pela pressão sanguínea excepcionalmente alta nas veias, acometendo geralmente as coxas, tornozelos e pés.

Além de não serem visivelmente agradáveis, elas podem causar uma série de problemas de saúde como dores nas pernas, inchaço e o surgimento de úlceras. Dependendo de seu tipo, progressão e localidade, a cirurgia invasiva de retirada da veia danosa pode ser indicada por seu médico vascular de confiança.

As Cirurgias para Varizes

Atualmente, existem diversas técnicas que podem ser utilizadas no tratamento das varizes. A indicação de cada uma dependerá de uma avaliação mais profunda feita por um médico especializado. Confira a seguir algumas opções disponíveis:

  • Cirurgia Tradicional – Geralmente realizada em último caso, a cirurgia envolve fazer uma incisão de pequena a média na virilha e na região posterior do joelho ou tornozelo. Possibilitando assim o acesso à veia danosa, que é “amarrada” e removida do organismo.
  • Tratamento a laser endovenoso – Nesta técnica minimamente invasiva, o paciente pode ser anestesiado antes do procedimento começar. Um pequeno corte é feito para que um tubo de fino calibre seja inserido na veia danosa, com isso, a energia do laser é passada para queimar e fechar as varizes sob orientação de um exame de imagem. Esse processo pode ter duração de aproximadamente uma hora.
  • Terapia de radiofrequência endovenosa – Essa é uma opção que pode ser realizada em consultório médico com auxílio de anestesia local. Um cateter é inserido na veia, usando orientação por ultrassom. A energia de radiofrequência é distribuída suavemente para aquecer e fechar as varizes. O procedimento dura em média 30 minutos.

Cuidados Após a Cirurgia de Varizes

Independente da técnica cirúrgica utilizada para o tratamento da condição, algumas orientações devem ser aplicadas para melhores resultados ao final do processo de recuperação, sendo eles:

  • Beber muita água – Alguns remédios podem contribuir para a desidratação do paciente;
  • Manter o corpo em movimento – Praticar caminhadas leves pode ajudar a evitar problemas como a trombose;
  • Evitar tomar sol – A luz solar pode causar manchas na região tratada, uma vez que a pele demora algumas semanas ou meses para se recuperar;
  • Usar Meias de Compressão – Apesar de não serem obrigatórias, as meias elásticas podem ajudar na redução dos sintomas como inchaço e dor nas pernas. Seu médico deverá ser consultado antes do início do uso para aprová-lo, ou não;
  • Drenagem Linfática – O procedimento também não é obrigatório, mas pode ajudar a amenizar o inchaço nas pernas e na rápida recuperação do paciente. Consulte seu médico antes de aderir a qualquer procedimento deste tipo;
  • Curativos – Sempre cuidar da higiene das incisões com anti-sépticos e micropores. Manter a pele hidratada também é fundamental.

Seu médico de confiança deverá instruí-lo sobre as melhores formas de passar o pós-operatório de modo seguro para sua saúde vascular.

Mais Informações sobre este assunto na Internet: