Varizes e Linfedema. Varizes tratam-se de veias dilatadas e tortuosas, normalmente nos membros inferiores, que surgem quando o fluxo natural é interrompido, geralmente por causa do enfraquecimento das válvulas, levando à má circulação, ao aumento da pressão venosa e à torção das veias, dando a sua aparência característica.

Enquanto o Linfedema é caracterizado por inchaço nos membros inferiores, e demais regiões do corpo, provocado pelo acúmulo anormal de líquido nos tecidos originado de obstrução ou sobrecarga do sistema linfático.

O inchaço provocado tende a ser desconfortável e resultar em sensação de peso e dor nas pernas, fadiga crônica e um estilo de vida sedentário. Ao compararmos com as varizes, podemos notar semelhanças em seus sintomas.

Relação Entre Varizes e Linfedema

Outra relação está no fato de que ambos afetam a circulação de fluidos corporais, em que as varizes apresentam problema com fluxo sanguíneo e o linfedema é caracterizado por uma complicação relacionada ao sistema linfático.

Sendo assim, varizes e linfedema podem estar relacionados quando a primeira é uma das causas para o surgimento da segunda condição. Isso acontece no momento em que a inflamação e as veias com vazamento ocorrem nos tecidos ao redor, provocando o acúmulo de fluídos que originam o inchaço.

Assim, o sistema linfático, responsável pela drenagem corporal, acaba sendo sobrecarregado ou danificado ao precisar remover a presença de líquido anormal, causando o desenvolvimento de linfedema.

Diga Adeus às Dores nas Pernas.
Reserve a sua Consulta Vascular.

Do mesmo modo que estão relacionados quando o peso do linfedema dificulta que o paciente permaneça fisicamente ativo, tornando-o em uma pessoa com hábitos sedentários, o que é considerado um fator de risco para surgimento desse tipo de condição vascular.

Logo, apresentar um deles não é sinônimo de que o outro vai surgir, mas as possibilidades existem, então, é fundamental atentar-se aos sinais e manter um acompanhamento periódico com a médica especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular.

Além disso, é importante estar ciente de que determinados procedimentos cirúrgicos, como a remoção das veias, são capazes de provocar o surgimento de linfedema em alguns pacientes, porque uma de suas causas são as lesões físicas e infecções, reforçando a necessidade de discutir com a sua médica de confiança sobre as melhores opções de tratamento disponíveis.

Fatores de Risco em Comum

Apesar de cada condição apresentar sua lista de fatores de risco, podemos citar que em comum apresentam:

  • Excesso de peso / Sedentarismo: a falta de atividade física regular pode gerar pressão nas veias e no sistema linfático, do mesmo modo que tende a levar ao mau funcionamento das válvulas venosas e surgimento das varizes;
  • Genética / História familiar: os riscos aumentam quando parentes têm varizes e a estrutura do sistema linfático tende a gerar problemas na drenagem;
  • Lesões: traumas nas pernas podem resultar em problemas venosos, assim como as lesões são capazes de afetar os gânglios linfáticos, dificultando a função de drenagem.

Tratamento

Outra relação entre varizes e linfedema está nos tratamentos, em que os sintomas podem ser aliviados com o uso de meias de compressão, a prática regular de exercícios, elevação das pernas, principalmente no final do dia, e adoção ou manutenção de uma dieta balanceada. Além disso, nos casos de linfedema, podem ser necessários terapias de compressão, drenagem linfática manual, exercícios específicos e cuidados cutâneos.

Portanto, como tratam-se de condições progressivas, é fundamental que o tratamento seja iniciado o quanto antes, evitando complicações e até o surgimento da segunda. Por isso, após a confirmação do diagnóstico, a médica especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular tende a indicar as opções minimamente invasivas ou que melhor se enquadram para cada perfil de paciente.

Mais informações sobre este assunto na Internet:
Pernas Inchadas?
Agende uma Avaliação Vascular e Redefina seu Conforto.