Trombose Venosa nos Braços é uma possibilidade, apesar de ser um quadro que comumente é identificado nos membros inferiores. Diante desse cenário, pode desencadear dor localizada e inchaço, vermelhidão e ter veias saltadas e visíveis, necessitando de investigação e tratamento adequados.

Trombose Venosa nos Braços

A trombose venosa nos braços acontece quando há formação de coágulos comprometendo a circulação natural do sangue, o que tende a resultar em sintomas variados e até evoluir para EP (embolia pulmonar).

E é causada, normalmente, como consequência de algum procedimento nos membros superiores, tendo risco aumentado em pessoas com predisposição à trombose, mas igualmente pode surgir devido à(ao):

  • Acesso venoso de longa permanência, como acontece diante de hospitalizações para administração de medicamentos;
  • Cateteres para hemodiálise ou quimioterapia;
  • Síndrome de Paget Schroetter;
  • Síndrome do desfiladeiro torácico;
  • Trombofilia;
  • Trombose superficial.

Diagnóstico da Trombose Venosa nos Braços

Assim como normalmente acontece com as demais condições vasculares, ou mesmo médicas de um modo geral, é fundamental que o diagnóstico seja confirmado para que o tratamento possa ser iniciado prontamente, proporcionando melhor qualidade de vida ao paciente e, consequentemente, evitando possíveis complicações.

Em relação ao diagnóstico, a médica especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular tende a solicitar exames laboratoriais e de imagem para confirmar o diagnóstico, após levar em consideração os relatos do pacientes e sintomas apresentados, que incluem, por exemplo:

  • Dor localizada ou irradiada para o pescoço;
  • Edema (inchaço) no braço acometido;
  • Limitação dos movimentos;
  • Veias saltadas na pele.

Desta forma, o diagnóstico aponta se trata-se de uma tromboflebite, que envolve a inflamação de uma veia superficial, eventualmente associada à formação de coágulos sanguíneos.

Opções de Tratamento

Recupere a Saúde das suas Pernas!
Agende uma Consulta Vascular Hoje.

Com base nos resultados e na análise médica, a profissional consegue indicar as melhores opções de tratamento para cada caso, destacando-se, diante dos quadros de trombose venosa nos braços, os medicamentos ou procedimentos cirúrgicos, sendo a primeira comumente utilizada.

Os medicamentos destinados a esse tipo de doença vascular são os anticoagulantes (injetáveis ou orais), eficazes em impedir a formação ou tratar os coágulos nas veias, reduzindo as chances de surgirem coágulos maiores, caso já existam, e novas obstruções na veia.

Além de essa medida ser fundamental para evitar a evolução do quadro para uma embolia pulmonar, que é caracterizada pelo coágulo que desprende-se do seu local de origem e segue até um vaso pulmonar por meio do fluxo sanguíneo.

E para alcançar tais objetivos, o tratamento, a depender do paciente e das particularidades do quadro de trombose venosa nos braços apresentado, pode durar de meses a períodos indefinidos, o que igualmente tem influência da resposta à terapêutica escolhida.

Em tratando-se dos procedimentos cirúrgicos, que são raramente indicados, exceto em casos de tromboses extensas e/ou centrais, por exemplo, enquadram-se os tratamentos invasivos com dispositivos que aspiram ou fragmentam os trombos.

Por isso, não hesite em manter as consultas de acompanhamento periódico ou mesmo agendar um horário ao identificar algum dos sinais para trombose venosa nos braços ou ter ciência de algum fator de risco para o surgimento desse tipo de condição venosa.

Mais informações sobre este assunto na Internet:
Não sinta Vergonha das suas Pernas!
Agende sua Consulta Vascular Hoje Mesmo.