Dor da Trombose e Dor Muscular. Dores nas pernas podem ter uma infinidade de explicações. Por exemplo, uma simples dor muscular ou problemas mais sérios como a trombose. Mas como saber distinguir cada uma delas? É possível saber a causa da minha dor na perna?

Por mais que o principal sintoma seja realmente a dor na região das pernas, é possível identificar a causa desse desconforto juntamente a outros sinais, como o local exato da dor. Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre como diferenciar as dores nas pernas causadas pela trombose e as dores nas pernas de origem muscular.

Dor da Trombose e Dor Muscular – Dores nas Pernas

Apesar de ser mais comum em pessoas que praticam exercícios que forçam os membros inferiores, a dor nas pernas podem ser decorrentes de diversas condições neurológicas, musculoesqueléticas, vasculares e até mesmo por lesões.

Essa dor pode estar presente nas diversas partes que compõem as pernas como:

  • Pés,
  • Tornozelos,
  • Joelhos,
  • Panturrilhas,
  • Coxas.

Mas nem sempre é fácil indicar o local exato onde está se sentindo a dor, uma vez que ela pode irradiar para mais de um local.

Também sabemos que, assim como outras dores, a dor na perna pode ser descrita como um ardor, formigamento, entorpecimento e até como uma dor “afiada”. Todas essas descrições dependem muito do que está desencadeando o quadro de dor.

Dor Da Trombose

A trombose é uma condição que consiste na formação de coágulos sanguíneos no interior das veias ao longo do corpo. No entanto, a condição é observada mais frequentemente nas regiões de extremidade, como as pernas.

A trombose pode ser causada por diversos fatores responsáveis pela redução do fluxo sanguíneo nas veias como a imobilidade e repousos longos, doenças como o câncer ou insuficiência cardíaca, uso de pílulas anticoncepcionais, entre outras condições.

Apesar de algumas pessoas serem assintomáticas, ou seja, não apresentarem sintomas, um dos principais indicativos de trombose são as fortes dores nas pernas acompanhadas de inchaço, formigamento, vermelhidão e sensação de calor na região afetada.

Dores Musculares

Sentidas principalmente após algum esforço físico, horas na mesma posição ou prática de exercícios, as dores musculares na região da perna desaparecem após alguns dias e podem ser tratadas com repouso e uso de analgésicos simples.

Geralmente essas dores ocorrem nas panturrilhas, ou batata da perna, coxas, tornozelos, pés região do joelho ou em qualquer outra parte das pernas. É mais comum ser sentida no período da noite, enquanto o indivíduo está em repouso ou durante atividades como corridas e caminhadas.

Ao sentir dores persistentes na perna sem ter realizado esforços ou exercícios físicos, busque ajuda de um médico vascular. A realização de check ups, principalmente no sistema circulatório, pode ser essencial para identificar precocemente alguma condição que prejudique as veias e causem esses sintomas, melhorando assim o prognóstico do quadro.

Movimentar-se, e praticar exercícios com a supervisão de um profissional capacitado, pode ajudar seu sistema vascular a funcionar com normalidade, evitando possíveis doenças e futuras complicações que causem a redução do fluxo sanguíneo ou a obstrução dos vasos sanguíneos presentes no organismo.

Mais Informações sobre este assunto na Internet: