Tratamento de Varizes nos Homens. Quando estão com varizes, os homens podem nem perceber inicialmente, porque a porcentagem de acometimento é baixa em relação ao sexo oposto – sendo de, aproximadamente, 30%, segundo dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular – e nem sempre conseguem observar os indícios, que incluem a visualização de uma das suas características, que são as veias saltadas, a sensação de pernas cansadas ou pesadas, coceira e inchaço.

Com o passar do tempo e a evolução lenta e inespecífica da condição, podem surgir descoloração cutânea, queimação, sensibilidade aumentada, dor crônica no local acometido, sangramento espontâneo e feridas crônicas que não cicatrizam, dependendo do devido tratamento por parte do médico.

Além disso, os descuidos acabam resultando em uma busca de tratamento de varizes tardia, quando as mesmas já evoluíram para quadros mais graves, tais como, úlceras e trombose.

Disponibilidade de Tratamento de Varizes nos Homens

Quanto mais precocemente são identificadas, mais fácil tende a ser o tratamento das varizes, que acontecem quando há alta pressão no interior dos vasos sanguíneos, provocando dilatação e tortuosidade da veia, sendo comumente observadas nos membros inferiores, principalmente nas coxas, nos tornozelos e pés.

Após a confirmação do diagnóstico pelo especialista, as opções de tratamento são apresentadas ao paciente, o que depende do tipo de varizes identificadas. No caso das menores, a recomendação costuma envolver o uso específico de meias elásticas, a inclusão de exercícios regularmente à rotina e o controle da ingestão de sal.

Algumas situações necessitam do tratamento a laser, como ablação por laser de radiofrequência, que acaba desviando o sangue para as veias saudáveis que estão próximas às danificadas.

Não sinta Vergonha das suas Pernas!
Agende sua Consulta Vascular Hoje Mesmo.

Em outras, e dependendo do médico, pode haver a recomendação de recursos terapêuticos, como a injeção de espuma e outras substâncias, que até podem ser realizados em consultório se o paciente apresentar alguma contraindicação, como feridas e pigmentação nas pernas.

Alguns profissionais de saúde especialistas no assunto tendem a indicar a flebectomia (técnica cirúrgica ambulatorial) e ablação térmica endovenosa (pode utilizar laser, radiofrequência ou vapor para espalhar calor) para remoção das veias varicosas, sendo possível o paciente observar pronta melhora.

Quando Procurar o Médico?

Apesar de somente haver a procurar quando ocorre a evolução do quadro, o aconselhável é se atentar aos sinais e fatores de risco, que incluem:

  • Atividade profissional (em que permanece por um longo período de tempo na mesma posição);
  • Hereditariedade;
  • Obesidade;
  • Sedentarismo;
  • Tabagismo.

Sem contar que o médico está apto a orientar em relação à prevenção das varizes (retardar a progressão ou o aparecimento das varizes), que apesar de depender de cada paciente, de forma geral, pode abranger, por exemplo:

  • Controlar o peso;
  • Fazer hidratação constante;
  • Incluir ou manter a prática de exercícios físicos regularmente;
  • Interromper os vícios com tabagismo;
  • Priorizar uma dieta balanceada.

Logo, a melhor opção de tratamento de varizes nos homens depende de uma avaliação do quadro e estágio da doença, e uma análise da saúde geral do paciente, assim como das necessidades e do seu estilo de vida, o que é feito por meio de uma consulta e um acompanhamento periódico com a médica especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular de sua confiança, que está apta a sanar as dúvidas que tendem a surgir.

Mais informações sobre este assunto na Internet:
Sinta suas Pernas Leves Novamente.
Agende uma Consulta com o Especialista Vascular.