Sistema Circulatório – Conheça o Seu – Todas as células do corpo precisam ter oxigênio e nutrientes, e precisam remover seus resíduos. Estes são os principais papéis do sistema circulatório. O coração, o sangue e os vasos sanguíneos trabalham juntos para atender a estas necessidades das células do corpo. Alguns problemas comuns do sistema circulatório incluem:

Continue a leitura deste artigo para conhecer como funciona o seu sistema circulatório e compreender o desenvolvimento dessas doenças.

Sistema Circulatório

Sistema Circulatorio Conheca o SeuUsando a rede de artérias, veias e capilares, o sangue transporta dióxido de carbono para os pulmões e capta oxigênio para levá-lo às células. Do intestino delgado, o sangue reúne nutrientes alimentares e os distribui para todas as células. Veja a seguir mais informações sobre o coração e o sistema vascular:

O Coração

O coração bombeia o sangue para as artérias. Ele fica dentro do peito, na frente dos pulmões e ligeiramente para o lado esquerdo. O coração é na verdade uma bomba dupla composta de quatro câmaras, com o fluxo de sangue indo em determinada direção devido à presença das válvulas cardíacas. As contrações das câmaras fazem o som das batidas do coração.

A câmara superior direita recebe sangue carregado com dióxido de carbono. O sangue é bombeado na câmara inferior direita e levado por uma artéria até os pulmões, onde o dióxido de carbono é substituído por oxigênio.

O sangue oxigenado viaja de volta ao coração, desta vez entrando na câmara superior esquerda. É bombeado para a câmara inferior esquerda e depois para a artéria aorta e começa sua jornada pelo corpo mais uma vez.

O Sistema Vascular

  • Artérias – O sangue oxigenado é bombeado do coração pelas artérias, que são compostas por estruturas musculares diferenciadas, que se dividem como galhos de árvores até ficarem cada vez mais finas. A maior artéria é a aorta, que se conecta ao coração e capta o sangue oxigenado do ventrículo esquerdo. A única artéria que capta sangue desoxigenado é a artéria pulmonar, que corre entre o coração e os pulmões.
  • Capilares – As artérias acabam se dividindo no menor vaso sanguíneo, o capilar. Os capilares são tão pequenos que as células sanguíneas só podem se mover através deles, uma de cada vez. Nutrientes de oxigênio e alimentos passam desses capilares para as células. Os capilares também estão conectados às veias, de modo que os resíduos das células podem ser transferidos para o sangue.
  • Veias – As veias têm válvulas unidirecionais, em vez de músculos, para impedir que o sangue volte correndo para o lado errado. Geralmente, as veias transportam sangue desoxigenado do corpo para o coração, onde ele pode ser enviado para os pulmões. A exceção é a rede de veias pulmonares, que levam sangue oxigenado dos pulmões para o coração.

Fatores de Risco para as Doenças do Sistema Circulatório

Problemas no coração e no sistema circulatório podem ocorrer quando as artérias se tornam estreitas. Isso é causado por um acúmulo gradual de material gorduroso (chamado ateroma) nas paredes dos vasos sanguíneos. Com o tempo, suas artérias podem ficar tão bloqueadas que não podem fornecer sangue suficiente para o coração ou o cérebro.

Os coágulos sanguíneos também podem bloquear o fluxo de sangue nos vasos ou viajar para os pulmões e bloquear a artéria pulmonar, causando a grave e potencialmente fatal embolia pulmonar.

Muitas doenças cardíacas e circulatórias compartilham os mesmos fatores de risco, incluindo:

  • Diabetes mal gerenciada;
  • Pressão alta;
  • Colesterol alto;
  • Estar com sobrepeso;
  • Fumar;
  • Ingerir muito álcool.

Todas as áreas do seu estilo de vida de alguma forma contribuem para a sua saúde e bem-estar, e isso inclui a sua saúde cardiovascular a longo prazo.

Quanto mais fatores de risco você tiver, maior será seu risco. É verdade que você não pode mudar alguns fatores de risco como sua idade e histórico familiar de problemas de saúde. Mas você pode iniciar mudanças positivas no estilo de vida, para manter um sistema cardiovascular saudável.