Efeitos Nocivos do Álcool no Sistema Vascular. O consumo de drogas lícitas pelas pessoas pode ter diferentes efeitos, inclusive o álcool, que quando ingerido em excesso, tende a resultar em problemas ao sistema vascular.

Então, continue a leitura e conheça detalhes sobre os Efeitos Nocivos do Álcool no Sistema Vascular e o que deve ser feito a respeito.

Possíveis Efeitos do Álcool no Sistema Vascular

O consumo alcoólico exagerado, ou seja, superior à uma quantidade considerada segura, pode provocar efeitos nocivos, sendo alguns deles, por exemplo, apresentar degeneração dos vasos, desgaste e endurecimento das artérias, que são responsáveis por distribuir o sangue pelo corpo, o que acaba prejudicando o seu bombeamento.

Assim sendo, tanto homens quanto mulheres tendem a apresentar maior rigidez arterial, da elasticidade nas artérias em comparação com pessoas que fazem uma ingestão de leve a moderada e um aumento temporário da pressão arterial.

Sem contar que estudos apontam que em casos envolvendo infecções graves, pode ser identificado o agravamento das lesões vasculares (tecidos arteriais) por causa do álcool.

Do mesmo modo, pesquisas identificaram que ele também é capaz de provocar a aterosclerose, porque, ao ser ingerido em excesso, consegue ativar as enzimas que resultam no acúmulo de colágeno, aumentando a taxa de endurecimento arterial. Porém, quando ingerida com moderação, essa bebida aumenta o bom colesterol (HDL), que é responsável por absorver a gordura depositada nas artérias.

Compreendendo o Sistema Vascular

Pernas Inchadas?
Agende uma Avaliação Vascular e Redefina seu Conforto.

Igualmente conhecido como circulatório, o sistema vascular se trata de um conjunto de vasos capilares, veias e artérias que são responsáveis pelo fornecimento de oxigênio e nutrientes para as células do organismo que são transportadas pelo sangue.

E como também tem as funções de remover resíduos e evitar o seu acúmulo, garante o bom funcionamento do corpo. Assim sendo, os vasos sanguíneos, por meio das artérias capilares e veias, são responsáveis por transportar o sangue bombeado pelo corpo, que fornece nutrientes e outros materiais, incluindo o álcool, que acaba sendo absorvido diretamente pela corrente sanguínea.

Pressão Arterial Aumentada

Conforme explicado, um dos efeitos nocivos da ingestão de álcool no sistema vascular é o aumento da pressão arterial, que é uma medida da força que o sangue exerce contra as paredes dos vasos sanguíneos.

Sendo assim, quando é feita de modo leve ou moderado, esse aumento que pode acontecer em alguns casos, é temporário. Porém, ao ocorrer acima do indicado, tende a causar um quadro de hipertensão arterial, em que o sangue é bombeado pelas artérias com força acima do normal.

E ao ter esse diagnóstico, é importante estar ciente de que pode haver um endurecimento e espessamento das artérias, que inclusive são considerados fatores de risco para outros tipos de condições médicas.

Recomendações Médicas Gerais

Diante do que foi exposto, é válido se atentar à quantidade de álcool ingerido, levando em consideração o indicado para cada gênero, priorizar hábitos saudáveis, incluir ou manter a prática de exercícios na rotina diária, e realizar os check-ups periódicos.

Além disso, é igualmente aconselhável realizar consultas com o médico especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular, principalmente quando apresenta sintomas que possam indicar alguma condição, têm histórico clínico ou ciência de fatores de risco para que possa fazer o diagnóstico, iniciar o tratamento o quanto antes e ser aconselhado sobre a ingestão de álcool com o intuito de evitar que também afete negativamente o seu sistema vascular.

Mais Informações sobre este assunto na Internet:
Sinta suas Pernas Leves Novamente.
Agende uma Consulta com o Especialista Vascular.