Exercício para Prevenir Trombose. A trombose é uma doença vascular caracterizada pela formação de um coágulo sanguíneo dentro de um dos vasos que percorre o corpo humano. Esse aglomerado de células é capaz de bloquear ou reduzir o fluxo de sangue no corpo, causando sérias consequências à saúde.
Apesar de grave e perigosa, é possível prevenir o aparecimento da condição com a mudança de alguns hábitos simples como a redução de peso, realização frequente de check-ups vasculares e a prática regular de exercícios físicos. Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre a trombose e qual é o melhor exercício para preveni-la.
O Que É Trombose
Trombose é uma doença considerada grave que pode ocasionar o entupimento total de uma ou mais veias do corpo humano. Ao contrário do que muitos imaginam, as pernas não são a única região afetada pela condição.
Nomeada de acordo com a veia afetada, a trombose pode ser divida em cinco diferentes tipos, sendo eles trombose venosa, trombose superficial, trombose profunda, trombose venosa renal e trombose arterial.
O Que Causa a Trombose
Por ter diferentes formas, as causas da trombose podem variar. Enquanto em uma trombose venosa os principais agentes desencadeantes são doenças e lesões que envolvam as veias das pernas, fraturas, imobilidade, uso de certos medicamentos, obesidade e predisposição genética, nos casos de trombose arterial, a causa pode derivar da arteriosclerose dos vasos sanguíneos.
A arteriosclerose é uma condição que contribui para o endurecimento das veias arteriais, onde depósitos de cálcio ou gordura causam o espessamento das paredes, favorecendo obstrução do fluxo sanguíneo.
Sintomas da Trombose
Geralmente sentidos na região das panturrilhas e coxas, os principais sintomas da trombose incluem:
- Dor;
- Inchaço;
- Formigamento;
- Vermelhidão;
- Sensação de calor na região afetada.
Como Prevenir a Trombose
A trombose é uma doença que pode ser prevenida com o controle dos agentes desencadeantes, ou seja, cuidar da sua saúde e principalmente realizar exercícios físicos pode contribuir para que uma pessoa não venha a desenvolver coágulos sanguíneos e consequentemente a trombose.
Além disso, o uso de meias elásticas também pode melhorar o fluxo venoso do paciente. Isso porque, ao comprimir os tecidos das pernas e as paredes das veias, as meias de compressão ajudam o sangue a retornar para o coração. Elas também podem melhorar o fluxo linfático, o que pode ajudar a reduzir o inchaço dos tecidos.
Exercício para Prevenir Trombose
Existem alguns exercícios capazes de ajudar na prevenção do surgimento de coágulos sanguíneos e consequentemente a evitar quadros de trombose, mesmo que o paciente encontre dificuldade de se movimentar em alguns períodos.
Exercitar as pernas, seja em pé ou sentado é essencial para manter o bom funcionamento da circulação, com isso, esticar as pernas, trocar de posição ou mexer os dedos dos pés se torna essencial para prevenir a formação de coágulos sanguíneos.
Alongamentos, corridas, caminhadas, exercícios em esteiras e bicicletas ergométricas são ainda mais eficazes no combate à trombose. Buscar ajuda de um médico vascular e evitar os fatores de risco que podem ser associados à condição também são passos importantes a serem seguidos.