Varizes e Pressão Alta. A hipertensão, ou pressão alta, é uma condição que atinge aproximadamente 36 milhões de brasileiros. Esse tipo de enfermidade pode estar diretamente ligado com o aparecimento de veias varicosas.

Conhecidas também como varizes, a condição não deriva apenas dos quadros que envolvem pressão arterial elevada. Continue a leitura deste texto para entender melhor se existe relação entre as varizes e a pressão alta.

Varizes e Pressão Alta

Pressão Alta

A hipertensão é considerada como uma doença silenciosa, caracterizada pelo aumento da pressão arterial (140 x 90 mmHg) que se manteve fora dos padrões durante várias medições.

Geralmente a condição está atrelada a estilos de vida pouco saudáveis, com alimentação desequilibrada e falta de exercícios físicos. No entanto, essas não são as causas exclusivas da pressão alta. Essa condição aparece quando existe alguma alteração capaz de causar dificuldade de circulação do sangue nos vasos. Esta movimentação, então, aumenta a pressão que o coração faz ao bombear o sangue para este circular corretamente pelo corpo humano.

Varizes

As varizes são veias dilatadas capazes de causar dores, desconforto e até mesmo originar problemas mais sérios como o aumento das chances do paciente desenvolver doenças circulatórias.

Assim como outras doenças, as varizes também possuem fatores de risco, ou seja, pessoas que apresentem determinadas condições podem ter mais facilidade ou mais risco de desenvolver as varizes, sendo elas:

Pressão Alta X Varizes

Algumas pessoas podem não saber, mas existe uma relação muito forte entre a hipertensão arterial e as veias varicosas (varizes). Isso porque a primeira condição leva a segunda, uma vez que a hipertensão é um problema circulatório que danifica as veias e as tornam varicosas.

As varizes ocorrem principalmente nos membros inferiores quando o sangue flui de maneira inadequada pelas veias. Em alguns casos, a hipertensão arterial também é capaz de desenvolver quadros de trombose venosa profunda, ou seja, a obstrução dos vasos sanguíneos por coágulos de sangue.

Como Tratar a Hipertensão Arterial e as Varizes

Controlar sua pressão arterial é mais fácil quando se mantém um estilo de vida saudável. Com isso, uma dieta balanceada com pouco uso de sal, exercícios físicos regulares, evitar o consumo excessivo de álcool e manter-se no peso ideal são sempre recomendados em casos de hipertensão.

Além disso, é preciso manter um acompanhamento médico para garantir que não haja a necessidade do uso de medicamentos para controle da pressão. Sendo necessário também o monitoramento regular da pressão.

Já para as varizes, o tratamento pode ser realizado tanto por meios cirúrgicos quanto pela mudança no seu estilo de vida. Meias de compressão também ajudam no controle da condição, uma vez que são capazes de regularizar e direcionar o retorno do fluxo sanguíneo ao coração. Para mais informações consulte seu médico vascular de confiança.

Mais Informações sobre Varizes e Pressão Alta na Internet: