Existe Relação Entre Varizes e Trombose? Essas condições vasculares estão relacionadas pela influência que o primeiro diagnóstico tem em provocar o surgimento do segundo em uma pessoa. Ou seja, quem tem varizes apresenta um risco aumentado de ser acometido por um quadro de TVP (trombose venosa profunda).

Relação Entre Varizes e Trombose

Para entendermos a relação entre varizes e trombose precisamos relembrar ou reforçar que a TVP é o bloqueio sanguíneo provocado pela formação de coágulos no interior de veias profundas e calibrosas nos membros inferiores. Enquanto isso, as varizes são veias dilatadas e tortuosas com alterações nas válvulas que acabam dificultando o retorno do sangue ao coração.

Quando não estão funcionando adequadamente, o sangue pode circular pelas duas direções (alteração no fluxo sanguíneo), até o coração, como deveria fazer naturalmente, ou o oposto, gerando uma dificuldade na função esperada, seu acúmulo nas veias e a diminuição da velocidade (refluxo), fatos que tendem a ser uma das causas da formação de coágulos.

Assim, as varizes são consideradas um fator de risco para o surgimento de uma trombose, que pode ou não ser acompanhada de sintomas característicos, como dor, inchaço e sensação de cansaço nos membros inferiores, por exemplo. Além disso, recebe uma influência maior quando envolve a questão genética e predisposição familiar para varizes.

Entretanto, a relação entre esses dois tipos de condições vasculares igualmente pode surgir de modo contrário, ou seja, as varizes chegam a se desenvolver em pacientes com trombose prévia.

Isso acontece quando a TVP causa danos às válvulas das veias profundas, tornando-as ineficientes e gerando o acúmulo sanguíneo no local ao longo do tempo. Assim como tende a afetar as veias superficiais ao seu redor, o que também contribui para o surgimento das varizes.

Fatores de Risco em Comum

Não sinta Vergonha das suas Pernas!
Agende sua Consulta Vascular Hoje Mesmo.

Além da relação existente, é fundamental se atentar aos demais fatores de risco em comum entre elas, tais como, distúrbios de coagulação, obesidade, sedentarismo e tabagismo.

Desta forma, tem a chance de prevenir o surgimento das varizes e da trombose, diagnosticar logo no início e iniciar os cuidados e o tratamento o quanto antes, aumentando as chances de alcançar os objetivos esperados.

Tratamentos Disponíveis

Devido ao fato de a trombose poder ser considerada uma complicação das varizes por terem a alteração do fluxo sanguíneo no interior das veias como um ponto em comum, deve-se buscar o pronto tratamento independentemente se apresenta ou não sintomas característicos.

Sendo assim, a médica especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular pode recomendar, além dos medicamentos e procedimentos cirúrgicos, a adoção ou manutenção de alguns cuidados relacionados ao estilo de vida, o que inclui, por exemplo:

  • Evitar permanecer na mesma posição por tempo prolongado;
  • Hidratar-se constantemente;
  • Fazer atividade física regularmente;
  • Manter o peso de acordo com a indicação de um profissional da área;
  • Realizar os acompanhamentos médicos conforme a periodicidade estipulada;
  • Usar meias de compressão de acordo com as especificações da profissional.

Por isso, procure a médica especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular para confirmar as suas suspeitas e adotar as medidas que melhor se enquadram na sua realidade para prevenir, tratar ou acompanhar os quadros de Varizes, Trombose ou de outra condição vascular.

Mais informações sobre este assunto na Internet:
Sinta suas Pernas Leves Novamente.
Agende uma Consulta com o Especialista Vascular.