Quem Tem Varizes Pode Fazer Exercícios. Se você tem varizes, é bem provável que esteja evitando a prática de exercícios por medo de piorar seus sintomas. No entanto, cortar o exercício da sua vida é algo que você não deveria fazer, uma vez que mesmo atividades simples, como caminhar, podem apresentar benefícios.

Veja neste artigo quais exercícios podem ajudar no tratamento e também na prevenção das varizes.

Porque Quem Tem Varizes Pode Fazer Exercícios

Uma das principais causas de varizes é o prolongado período em que você fica na mesma posição (seja sentado ou em pé).

A pressão e o estresse que ficar nessas posições por muito tempo coloca em suas veias são prejudiciais para qualquer pessoa, especialmente alguém que já esteja propenso a doenças nas veias.

Felizmente, o exercício melhora a circulação sanguínea no seu corpo, ajudando a reduzir as chances de você ter varizes, mesmo que não elimine todo o risco ou acabe com as varizes já existentes.

Exercícios que Ajudam no Tratamento das Varizes

Embora o exercício não possa curar varizes, ele pode aliviar a dor e melhorar a saúde geral das veias. Veja a seguir algumas das práticas que são benéficas:

  • Yoga: além de fortalecer os músculos, existem muitas posições que envolvem elevar as pernas – com esse movimento, você ajuda o corpo a drenar o sangue de volta ao coração, o que melhorar a saúde das veias e também alivia a dor. Esteja ciente, no entanto, de que existem algumas poses prolongadas de ioga abdominal que podem não ser recomendadas.
  • Caminhada: um exercício de baixo impacto que permite alongar e fortalecer os músculos da panturrilha, a caminhada é altamente recomendada tanto para a prevenção quanto para o tratamento de doenças das veias.
  • Ciclismo: as bicicletas ergométricas oferecem uma opção cardio de baixo impacto; no entanto, em alguns casos, ciclismo intensivo ou longos períodos de tempo agachado sobre o guidão podem aumentar a pressão abdominal e reduzir o fluxo sanguíneo nas pernas, o que pode exacerbar os sintomas das varizes.
  • Rotações do tornozelo: esse é um exercício muito fácil de fazer enquanto você está sentado, por isso é ótimo para pessoas que trabalham em escritório e pessoas que passam muito tempo viajando. Flexionar os músculos da panturrilha e girar os tornozelos ajuda a manter o fluxo sanguíneo saudável.

Além disso, enquanto está sentado ou em pé, balançar os pés apoiados no chão, rotacionando o tornozelo, ativa o mecanismo de bombeamento da panturrilha e melhora a circulação.

Exercícios com Pesos São Benéficos?

O exercício é uma das medidas mais eficazes para prevenir doenças das veias. No entanto, se você estiver preocupado com o fato de levantar pesos causar o desenvolvimento de varizes, convém saber que, a menos que você esteja levantando muito peso ou realizando movimentos compostos como exercícios repetitivos, é improvável que ocorram danos.

Para aqueles que apresentam sintomas extremos de doenças das veias ou varizes, o seu médico pode aconselhá-lo a reduzir a prática de musculação, por exemplo, que pode exercer pressão adicional sobre os vasos sanguíneos já enfraquecidos. Meias de compressão podem ajudar a minimizar possíveis danos às veias e devem ser discutidas com seu médico.

Ao escolher cuidadosamente seus exercícios e não se esforçar demais, você sentirá os benefícios do exercício. No entanto, antes de iniciar qualquer regime de treino, consulte o médico cirurgião vascular de sua confiança, para garantir que você não acabe causando danos adicionais em suas veias.

Referência: The Vein Institute