Panturrilha: o Segundo Coração. A circulação sanguínea corporal tem início no bombeamento do coração e em seguida passa por todas as partes do corpo levando oxigênio e nutrientes aos órgãos. No entanto, muitas pessoas podem não saber como se dá o impulso de retorno do sangue das partes inferiores para o coração.

Sem a ajuda da gravidade, o sangue que está na região inferior deve subir cerca de 1,2 metros de veias e vasos para poder ser bombeado novamente pelo coração. Isso só é possível pois nosso organismo possui “corações periféricos”, as chamadas panturrilhas. Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre porque consideramos essa região como um segundo coração.

A Panturrilha

Panturrilhas ou batata da perna, são um músculo localizado no meio das pernas, mais precisamente na parte de trás, logo abaixo dos joelhos. Denominada como tríceps sural, a área é composta pelos músculos gastrocnêmio e sóleo.

Suas principais funções são o auxílio na locomoção, equilíbrio e postura corporal, além disso, são consideradas essenciais para o bombeamento de retorno do sangue ao coração, movimento realizado contra a gravidade.

O Bombeamento

Sempre que há contrações na musculatura da panturrilha, as veias das pernas são pressionadas levando ao aumento da pressão interna que impulsiona o sangue de volta para cima. Estima-se que até 100ml de sangue sejam levados da região das pernas até o coração a cada minuto.

O movimento de contração ocorre de forma constante e pode ganhar mais intensidade durante as atividades físicas como caminhadas e corridas. Esse é um dos principais motivos pelo qual você sente a sua batata da perna “formigar” após longos períodos de esforço.

O mau funcionamento desse sistema de bombeamento pode aumentar o risco de surgimento de doenças como a trombose venosa, inflamação dos vasos (flebites), acidentes vasculares cerebrais, gangrena e diversas doenças arteriais, como o infarto do miocárdio.

Falta de Força Nas Panturrilhas

Existem casos onde as panturrilhas não têm força suficiente para mandar o sangue de volta à parte superior do organismo. O principal problema apontado nesses casos é a chamada insuficiência venosa crônica, uma condição caracterizada pelo acúmulo de sangue não oxigenado nas pernas. Isso dá origem às varizes, um dos principais indicativos de que algo não vai bem no seu sistema circulatório.

Dores nas pernas, coceiras, sensação de cansaço, queimação na região inferior, principalmente ao final do dia também caracterizam a dificuldade de circulação sanguínea na região inferior do corpo.

Como Fortalecer a Panturrilha

Para o bombeamento do sangue ocorrer de maneira correta nas panturrilhas, é necessário ativá-la diariamente por meio de exercícios físicos, que liberam a passagem sanguínea sem a necessidade do aumento de pressão interna das veias.

Atividades que ajudam nas contrações e relaxamento dos músculos das pernas como corridas, pilates, pedal, caminhada e musculação, aliadas a uma dieta saudável podem melhorar sua saúde cardiovascular e evitar complicações mais graves. Em caso de dúvida, busque ajuda de seu médico vascular de confiança, ele poderá avaliar seu caso e indicar os melhores métodos de tratamento respeitando suas individualidades.

Mais Informações sobre este assunto na Internet: