Uma das principais queixas relacionadas às varizes é a questão estética, o que pode acabar afetando a autoestima do paciente, principalmente do sexo feminino, e, consequentemente o seu bem-estar, especialmente o emocional.

Por isso, o pronto diagnóstico e o início imediato do tratamento das varizes, assim como outras abordagens, são o diferencial para a saúde geral dos pacientes, o que inclui a adoção de Estratégias de Bem-Estar.

Estratégias de Bem-Estar para Casos de Varizes

As varizes, uma condição venosa causada por má circulação do sangue, são conhecidas por suas veias visivelmente dilatadas e tortuosas que impossibilitam o retorno natural do fluxo sanguíneo, resultando em alteração na coloração cutânea, coceira, dor, dormência, inchaço e sensações de peso e cansaço localizados, quando os casos são sintomáticos, especialmente na região dos membros inferiores.

E devido ao fato de serem visíveis, podem acabar influenciando na sensação de desconforto em relação ao corpo da pessoa, principalmente em relação às mulheres, o que tende a resultar em julgamentos, insatisfação com sua imagem corporal, desconforto, insegurança quanto à sua aparência, isolamento social, vergonha e constrangimento em usar roupas que as expõem, o que tem chance de abalar a sua autoestima.

Assim como o abalo emocional pode ser desencadeado pela limitação na realização de suas atividades diárias e seus exercícios físicos, o que tende a provocar desânimo e frustração em diversas escalas, a depender de cada pessoa

Pensando nisso, a médica especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular, após estudar o caso isoladamente, consegue montar estratégias de bem-estar e apresentar ao(à) paciente.

Escolha do Tratamento

Não sinta Vergonha das suas Pernas!
Agende sua Consulta Vascular Hoje Mesmo.

Uma das primeiras estratégias para o bem-estar envolve a escolha do melhor tratamento para varizes, com os intuitos de melhorar a circulação sanguínea e diminuir o desconforto estético, o que pode envolver uso de meias elásticas, escleroterapia, flebectomia, tratamento à laser ou procedimento cirúrgico, por exemplo.

Atividades Físicas

Outra estratégia envolve a prática regular de atividade física, que é eficaz tanto na prevenção do agravamento das varizes quanto na liberação de hormônios do bem-estar (endorfina).

Mudança ou Manutenção de Hábitos

Além da adoção ou manutenção do exercício físico regular, especialmente realizado com acompanhamento profissional, existem outras práticas que precisam ser revistas em prol das estratégias de bem-estar e tratamento e prevenção de varizes, tais como:

  • Atentar-se à ingestão de bebidas alcoólicas, evitando o excesso;
  • Controlar o peso conforme orientação profissional;
  • Elevar as pernas, especialmente no final do dia;
  • Evitar permanecer por um longo período na mesma posição;
  • Fazer uso de anticoncepcionais ou terapia hormonal com acompanhamento médico;
  • Manter-se frequentemente hidratado(a);
  • Priorizar uma alimentação saudável e balanceada.
  • Não fumar;
  • Usar roupas e calçados preferencialmente confortáveis.

Acompanhamento Especializado

Em conjunto, a médica pode recomendar que a pessoa procure ajuda profissional especializada em saúde mental (ou inicie uma conversa sobre o assunto), principalmente nos estágios iniciais, para trabalhar a questão da autoestima, aceitação do próprio corpo e demais tópicos que estejam relacionados ao surgimento das varizes e à autoestima.

Assim, com os acompanhamentos e a adoção das Estratégias de Bem-Estar, a pessoa tem a chance de tratar as Varizes e recuperar a Autoestima, que é conquistada ou melhorada ao retornar à socializar e às atividades cotidianas, ter mais disposição e sentir-se mais confiante. Por isso, agende o seu horário para que possamos conversar sobre o seu caso!

Mais informações sobre este assunto na Internet:
Não sinta Vergonha das suas Pernas!
Agende sua Consulta Vascular Hoje Mesmo.