Varizes e Depilação. Para a depilação existem algumas opções disponíveis, que podem ser influenciadas por algumas condições vasculares. Em tratando-se das varizes, é preciso observar o grau de gravidade e o método de preferência pessoal.

Varizes e Depilação

A depilação é caracterizada pela retirada de pelos em regiões desejadas, tais como, pernas, axilas e virilhas, por meio de algumas técnicas, como laser, cera e aparelhos apropriados para a função.

E no caso de pessoas que têm varizes, algumas dúvidas ainda podem surgir, como a possibilidade de poder fazer o tipo de depilação que mais se adaptou ou depender do método indicado pela médica especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular após a análise do quadro apresentado, juntamente com um estudo da saúde geral do(a) paciente.

Depilação com Cera

A cera quente ou fria não chega a causar varizes, mas o calor tende a provocar uma vasodilatação temporária, em que as varizes ou os vasinhos acabam voltando ao diâmetro inicial depois de minutos e sem afetar o sistema circulatório.

Para quem observa um aumento no número de vasinhos ou telangiectasias após esse tipo de depilação, a recomendação pode envolver a escolha pela opção fria, em que o processo de aumento do calibre das varizes é incomum.

Entretanto, quem apresenta insuficiência venosa avançada, a depilação com cera é contraindicada, por causa da isquemia, das varizes calibrosas, alterações cutâneas (ferimentos, fragilidade, inflamação e cicatrizes, por exemplo) e do histórico de sangramento, dependendo de uma avaliação apropriada por parte de uma médica especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular.

Depilação a Laser

Diga Adeus às Dores nas Pernas.
Reserve a sua Consulta Vascular.

Na depilação a laser, o alvo é a base de crescimento do fio, que absorve o calor por meio da melanina dos folículos capilares, causando a sua destruição e evitando o crescimento.

Por isso, não há contraindicação nas pessoas que têm varizes, mas é preciso estar ciente que o calor emitido pode aumentar a dor localizada em quem apresenta alguma sensibilidade provocada pela condição.

Além disso, é aconselhável observar se as mesmas estão espalhadas e não estão saltadas, dependendo do grau de gravidade, que possibilita a aplicação do laser ao redor da região acometida.

E apesar de depender de uma avaliação especializada e da devida confirmação do quadro apresentado, as pessoas podem identificar, com exceção dos assintomáticos, alguns sintomas característicos de acordo com a classificação:

  • Estágio 1: assintomático;
  • Estágio 2: cãibras, cansaço, coceira, dor, edema, peso e sensação de queimação;
  • Estágio 3: alterações cutâneas em nível I, relacionadas com pigmentação, eczema, descamação e celulite;
  • Estágio 4: alterações cutâneas em nível II, incluindo mudanças microcirculatória e processo inflamatório crônico com fibrose, por exemplo;
  • Estágio 5: ulceração localizada.

Depilação com Aparelhos Elétricos

Devido aos fatos de os pelos serem retirados pela raiz e o seu processo de remoção receber uma ação específica, pacientes que estejam com a região inflamada e sensível tendem a sofrer alguma dor localizada e irritação.

Cremes Depilatórios

Não existem contraindicações para a depilação com cremes específicos, que dissolvem quimicamente o pelo e permanecem por pouco tempo em contato com a pele.

Entretanto, deve ser evitada em casos de a pessoa apresentar lesões cutâneas, feridas ou irritações, sendo ideal consultar a médica especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular para verificar as orientações para os casos individualmente.

Depilação com Lâminas

Apesar de existir uma variedade no mercado em relação aos modelos, o método não tende a ser aconselhado para quem tem varizes, porque as lâminas podem cortar e provocar hemorragias nas veias dilatadas após contato com água quente.

Por isso, o aconselhável é se consultar com a médica especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular para verificar a possibilidade da depilação de sua preferência ou entender quais são as disponibilidades de acordo com o quadro de varizes apresentado, que varia conforme cada paciente.

Mais informações sobre este assunto na Internet:
Pernas Inchadas?
Agende uma Avaliação Vascular e Redefina seu Conforto.