Passar Muito Tempo Sentado Pode Causar Varizes? Dentre as possíveis causas das Varizes, podemos citar uma que tende a passar despercebida diante do dia a dia de muitas pessoas por diversos motivos, incluindo a correria de equilibrar a vida a cada 24 horas, que é permanecer por um longo período sentado.
Sendo assim, continue acompanhando este artigo para saber porque Passar Muito Tempo Sentado Pode Causar Varizes e as opções disponíveis para tentar evitar o surgimento de tal condição.
Relação da Posição Sentada com as Varizes
Conforme brevemente citado, passar muito tempo sentado costuma impactar a circulação sanguínea, aumentando o risco do surgimento de varizes. Em outras palavras, o sangue acaba acumulando nos membros inferiores, interferindo no fluxo sanguíneo, que, como função padrão, deve chegar ao coração, porque as veias estão dilatadas, alongadas e tortuosas.
Isso ocorre devido ao fato de a posição deixar os músculos das pernas mais relaxados, resultando em um fluxo de sangue lento. Desta forma, ele pode se acumular nas veias dos membros inferiores e provocar um inchaço. Sem contar que a pressão sobre as veias também tende a aumentar, contribuindo para o aparecimento das varizes.
Atenção aos Indícios!
Apesar de algumas pessoas não apresentarem sintomas, existem alguns associados a esse tipo de acometimento, tais como:
- Cãibras;
- Cansaço;
- Coceira;
- Dor no local;
- Edemas;
- Inchaço na região dos tornozelos;
- Queimação;
- Sensação de pernas pesadas;
- Vermelhidão;
- Entre outros que podem variar de acordo com o estágio da condição.
Sem contar que é recomendado se atentar aos fatores de risco que também acompanham as varizes, que são:
- Histórico familiar;
- Idade superior a 50 anos;
- Imobilidade ou mobilidade reduzida;
- Obesidade;
- Sedentarismo;
- Sexo feminino;
- Tabagismo.
Cuidados Diários
Mas existem formas de prevenir o surgimento das varizes, tais como incluir o alongamento periódica e diariamente, e evitar passar mais de 8 horas diárias sentado – caso não seja possível, o ideal é praticar 1 hora de atividade física por esse período em que permanecer sentado.
Outras medidas preventivas envolvem manter o peso conforme o ideal para o seu perfil (diante de acompanhamento médico especializado) e a inclusão de exercícios físicos e alimentação balanceada no dia a dia.
Porém, para aqueles que por algum motivo não conseguem acrescentar a prática diária de atividades, ficar ao menos 6 minutos em pé a cada 1 hora para se movimentar, esticar os membros inferiores (pernas e pés), auxilia no processo de evitar o acometimento por varizes.
Do mesmo modo que fazer caminhadas de dez minutos a cada 1 ou 2 horas se torna eficaz para ativar a musculatura da panturrilha, que é o nosso segundo coração e a responsável por mandar o sangue ao coração.
Além disso, o médico especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular pode recomendar o uso de meias de compressão após analisar o quadro e a saúde geral de seu paciente – é importante explicar que a inclusão deve ser feita de acordo com a orientação de um profissional, porque os tipos e a periodicidade variam conforme cada um. Assim como elevar as pernas diariamente, preferencialmente no final do dia, auxilia no processo de retorno venoso, o que acaba evitando que o sangue se acumule nas veias.
Entretanto, outros cuidados podem ser necessários em relação às varizes, principalmente para quem passa muito tempo sentado. Por isso, o recomendado é consultar o médico especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular para que analise o quadro geral, confirme o diagnóstico e inicie o tratamento, que igualmente depende de cada pessoa, sua rotina e o estágio da condição.