Prevenção de Varizes. Muitas pessoas acreditam que praticar atividades físicas pode piorar os quadros de varizes na região dos membros inferiores. No entanto, a realização desses exercícios pode ser muito benéfica e inclusive ajuda a prevenir o surgimento de veias nodosas.

Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre como a prática de atividades físicas ajuda na prevenção de varizes.

As Varizes

As varizes nada mais são do que o nome dado às veias tortuosas e nodosas presentes no sistema vascular em decorrência de alta pressão dentro dos vasos sanguíneos. Essa condição é melhor observada em pacientes do sexo feminino, atingindo os membros inferiores como pernas, coxas, tornozelos e pés.

Por existirem diversos tipos de veias e artérias no decorrer do organismo, também é possível que existam vários tipos de varizes, nomeadas de acordo com a localização. Dito isso, sabemos que cada uma possui suas próprias características, ou seja, é possível que uma pessoa desenvolva mais de um tipo de varizes ao mesmo tempo.

Relação entre Obesidade, Sedentarismo e Varizes

Obesidade, sedentarismo e varizes são condições que muitas vezes andam juntas. Isso porque o sedentarismo leva à obesidade, e ambas as condições são fatores de risco para que uma pessoa desenvolva quadros de varizes.

O excesso de peso, causado muitas vezes pelo sedentarismo, contribui para que haja uma dilatação dos vasos sanguíneos. Além disso, pacientes que apresentam quadros de obesidade apresentam mais gorduras entre os órgãos, proporcionando um aumento da pressão interna das veias e consequentemente o surgimento de varizes.

Como a Prática de Atividades Físicas Ajuda na Prevenção de Varizes

Dados colhidos pela Organização Mundial da Saúde, OMS, apontam que em torno de 47% dos brasileiros não praticam nenhum tipo de atividade física frequentemente e outros 14% realizam exercícios físicos por menos de 10 minutos, uma média muito abaixo do que se precisa para ter uma saúde ativa.

Exercícios como corridas e caminhadas, por exemplo, são ótimos jeitos de auxiliar no bom funcionamento do seu sistema vascular, responsável pelo transporte de sangue, oxigênio e nutrientes para toda a extensão do organismo.

Com a movimentação, as paredes dos vasos sanguíneos se fortalecem e impedem a dilatação e obstrução das veias e artérias, diminuindo drasticamente as possibilidades de desenvolvimento de doenças vasculares, tais como as varizes.

Outras Formas de Prevenção

Além da prática regular de atividades físicas, existem outros meios capazes de ajudar na prevenção contra o surgimento de veias varicosas, sendo eles:

  • Manter uma dieta saudável (Rica em fibras e nutrientes variados);
  • Manter o peso ideal;
  • Realizar check ups vasculares frequentemente;
  • Evitar desequilíbrios metabólicos, tendo uma noite adequada de sono;
  • Evitar o uso de cigarros;
  • Não ficar na mesma posição por um longo período de tempo (seja em pé ou sentado);
  • Buscar orientação médica sobre o uso de meias de compressão elásticas para ajudar na circulação sanguínea.

Apesar de serem ótimas dicas, uma consulta com seu médico vascular de confiança ainda será necessária para que o especialista analise seu quadro isoladamente e indique as melhores formas de prevenir varizes para o seu caso, podendo ser – ou não – necessário o uso de terapia medicamentosa.

Mais Informações sobre este assunto na Internet: