Após a confirmação de um diagnóstico e da necessidade de fazer um tratamento, é natural que haja a preocupação em relação à melhor data ou época mais adequada para se Tratar Varizes, principalmente quando se precisa providenciar mudanças na agenda e na rotina.

Em tratando-se das varizes, a melhor época do ano para tratá-las depende de diversos fatores, que precisam ser levados em consideração tanto pela médica especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular quanto pelo(a) próprio(a) paciente.

Melhor Época para Tratar Varizes

No caso das varizes, não existe melhor época para fazer o seu tratamento, mas o recomendado é analisar qual é o período mais adequado diante da rotina de cada paciente ou determinadas situações, como férias, disponibilidade de recuperação e exposição solar, por exemplo.

Desta forma, como os cuidados pós-tratamento igualmente são essenciais para que o(a) paciente tenha a chance de obter os resultados esperados, o recomendado é que seja feito um planejamento sobre quando consegue destinar os dias necessários para fazer a sua recuperação sem comprometer a agenda de compromissos inadiáveis e sem prejudicar os demais caso não consiga remanejar devido à urgência ou por envolver terceiros que não têm outra data para remarcar.

Do mesmo modo que precisam aguardar os resultados dos exames prévios e alguns casos dependem da autorização do convênio ou disponibilidade para conseguir datas que coincidam com a da médica especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular. Além de ser fundamental considerar a saúde geral, tratando as prioridades e reagendando o que pode ser adiado.

Isso porque o tratamento, a depender da escolha, é capaz de deixar hematomas e marcas de aplicação e laser, devendo evitar a exposição solar para diminuir os riscos de ter manchas permanentes, assim como precisa ter disponibilidade para recuperar-se, o que ocorre em cerca de 45 a 90 dias.

Pernas Inchadas?
Agende uma Avaliação Vascular e Redefina seu Conforto.

Assim, é natural que o tratamento das varizes tenha indicação de ser realizado na época de dias mais frios, porque as pessoas tendem a utilizar peças de roupas compridas, dando tempo de os hematomas e as manchas desaparecem.

Embora não exista a restrição de tratar varizes no verão, esse é um período em que costumam usar vestimentas condizentes, como shorts, bermudas, saias e vestidos para ficarem confortáveis e se refrescarem, o que faz com que precisem aguardar alguns dias para se expor ao sol até que recuperem-se.

Meias de Compressão

Os pacientes que têm a possibilidade de tratar as varizes com meias de compressão tendem a receber a recomendação de optarem pelos meses de outono e inverno, em que a tendência é de dias mais frios, tornando confortável o seu uso.

Além disso, o calor e os raios ultravioletas devem ser evitados durante os períodos de pré e pós-operatórios, o que reforça a indicação para que priorizem as épocas do ano em que predominam os dias frios.

Mas se não há alternativa, a pessoa não se incomoda ou mesmo não seja considerado um impeditivo, não há contraindicações para que realize o uso das meias de compressão e, consequentemente, inicie o tratamento em outro período.

Intervenções Médicas

Nos casos em que a opção envolve procedimentos, ao priorizem a época do ano dos dias frios, acabam preparando as pernas, região em que as varizes comumente aparecem, para o verão, em que há tendência maior de exposição solar e por fazerem uso de peças confortáveis e frescas.

Cuidados Necessários

Conforme brevemente mencionado, o sucesso do tratamento igualmente recebe influência dos cuidados pós-tratamento que auxiliam na prevenção da formação de novas varizes, sendo os principais e, normalmente, recomendados:

  • Adotar ou manter a prática de atividades físicas regularmente;
  • Evitar permanecer na mesma posição por muito tempo;
  • Fazer pausas com frequência para movimentar os membros inferiores;
  • Manter o peso ideal, que é apontado por um(a) profissional da área;
  • Não fumar;
  • Priorizar vestimentas e calçados confortáveis.

Por isso, manter as consultas periódicas com a médica especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular é um diferencial, uma vez que está apta a confirmar o diagnóstico, indicar as melhores opções de tratamento, assim como realizar o procedimento escolhido, e até estudar se há possibilidade de ter outras condições vasculares ou a presença de fatores de risco, então, não hesite em agendar a sua consulta!

Mais informações sobre este assunto na Internet:
Sinta suas Pernas Leves Novamente.
Agende uma Consulta com o Especialista Vascular.