Varizes na Terceira Idade. Conforme envelhecemos, é natural as varizes se tornarem um problema comum, uma vez que estudos apontam que um em cada cinco adultos convive com a condição e, aproximadamente, 16% têm 60 anos ou mais. Embora possam ser assintomáticas, cerca de 65% dos que estão nessa faixa etária relataram um sintoma.

Essa relação entre Varizes e Envelhecimento é uma realidade, porque, com o passar do tempo, a tendência é que se tornem pessoas menos ativas e que fazem maior consumo de alimentos, além do surgimento de outras condições médicas que podem provocar sobrecarga das veias e o seu adoecimento, por exemplo.

Risco de Surgir Varizes na Terceira Idade

Além do que foi brevemente exposto, outra justificativa para o envelhecimento ser um fator de risco para o surgimento de varizes é a perda de elasticidade cutânea e massa muscular comuns do avanço da idade.

Assim como a tendência de surgimento das varizes na terceira idade está associada ao enfraquecimento das válvulas nas veias, tendo influência direta da gravidade e do fluxo sanguíneo.

Ou seja, as válvulas unidirecionais nas veias, responsáveis por impedir um fluxo inesperado, ficam fracas. À medida que o sangue realiza o fluxo natural, parte dele que deveria ir ao coração acaba permanecendo nas pernas, criando pressão no interior do vaso.

Enquanto isso, o enfraquecimento das paredes das veias ou a congestão sanguínea nos membros inferiores faz com que as válvulas falhem. Essa pressão do aumento da quantidade de sangue na veia acaba acumulando, fazendo com que se torça e aumente.

Sinta suas Pernas Leves Novamente.
Agende uma Consulta com o Especialista Vascular.

Por isso, a aparência grossa de corda das varizes dá a impressão de as pessoas se sentirem mais velhas, o que acaba influenciando na decisão de buscar um auxílio médico.

Conceito de Varizes

O surgimento das varizes (frequentemente nos membros inferiores, em que há elevada pressão ortostática) é uma das manifestações da condição venosa caracterizada pela distorção e pelo recesso do sacro das veias superficiais, por veias de aranha, edemas dos membros inferiores, dor, sensação de alfinetadas, tromboflebite (inflamação), cansaço e pernas pesadas.

Assim como acontece com outras condições médicas, o seu acometimento é influenciado por fatores de risco, que incluem:

  • Gestação (com influência das alterações hormonais e do inchaço das paredes das veias);
  • Hereditariedade;
  • Idade avançada (taxa de incidência progressiva);
  • Obesidade;
  • Profissões específicas (que exigem períodos prolongados na mesma posição, seja em pé ou sentado);
  • Sedentarismo;
  • Ser mulher (apesar de acometer ambos os sexos, é duas vezes mais comum nas mulheres).

Possíveis Complicações da Idade

Embora seja uma possibilidade, nem todas as pessoas têm predisposição para varizes, mas se for o caso, não podem ser evitadas, com a possibilidade de minimizarem os sintomas e as chances de complicações, por exemplo.

E os inchaços e nódulos nas pernas não são apenas uma questão estética a ser ignorada, porque as varizes não tratadas devidamente podem provocar complicações à saúde, como comprometimento da circulação nos membros inferiores, surgimento de úlceras e evolução de quadros inflamatórios, como TVP (trombose venosa profunda) e EP (embolia pulmonar), por exemplo.

Logo, as varizes podem aumentar as chances de surgimento da TVP, em que o coágulo sanguíneo se forma nas veias profundas dos membros inferiores. Mas caso se solte, tem possibilidade de resultar em uma EP.

Além disso, é possível que igualmente surjam como complicações:

  • Dermatite ocre, que acontece quando o sangue acumulado no interior das veias extravasa, causando inflamação crônica e manchas cutâneas localizadas;
  • IVC (insuficiência venosa crônica), com possibilidade de agravamento dos sintomas, tais como, cãibras, coceira, dor, fadiga, formigamento e inchaço;
  • Sangramento, até mesmo durante o sono, porque a pele passa a ficar mais frágil e sensível ao menor trauma;
  • Tromboflebite, uma inflamação na parede das veias com formação de coágulo em seu interior;
  • Úlceras venosas, uma evolução da IVC caracterizada por feridas abertas, dolorosas e de difícil cura.

Sintomas Característicos

Sabe-se que algumas pessoas podem ser assintomáticas ao serem acometidas por varizes, mas outras tendem a ter sintomas característicos, como feridas nas pernas que não cicatrizam, com possibilidade de desenvolverem infecção.

Do mesmo modo que tendem a surgir desconforto no local da veia, associado aos sintomas de ardência, dor, dormência, inchaço, latejamento, pressão, queimação ou sensação de peso, por exemplo. Em situações agravadas, há possibilidade da formação de úlceras na pele, além de pacientes com diabetes tipo II apresentarem complicações adicionais.

Cuidados e Disponibilidade de Tratamento

Após a confirmação de varizes, a médica especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular tende a fazer recomendações conforme a realidade e o quadro de cada paciente, mas de modo geral, inclui práticas visando a promoção de boas saúdes física e mental, tais como:

  • Atentar-se ao estresse, focando em atividades relaxantes e evitando possíveis gatilhos;
  • Atividade física regular;
  • Cuidar dos machucados sempre que surgirem;
  • Elevar as pernas, principalmente no final do dia;
  • Evitar permanecer na mesma posição por muito tempo;
  • Fazer massagens;
  • Hidratar a pele;
  • Manter o peso dentro do esperado, o que depende de uma avaliação profissional;
  • Prezar por uma dieta saudável e balanceada;
  • Priorizar vestimentas e calçados confortáveis;
  • Usar meias de compressão, se for o caso e conforme especificações recebidas.

Além disso, se necessitar de intervenção médica, a indicação dos tratamentos tende a envolver opções minimamente invasivas, que oferecem alívio das varizes sem demandar um período de recuperação prolongado, complexo e doloroso.

Então, por essas e outras razões, não hesite em agendar a sua consulta com a médica especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular para confirmar o diagnóstico, iniciar o tratamento e realizar o acompanhamento necessário do quadro de Varizes, visando o seu bem-estar, sua qualidade de vida e prevenção desta e de outras condições vasculares.

Mais informações sobre este assunto na Internet:

Artigo Publicado em: 17 de jun de 2020 e Atualizado em: 24 de out de 2024

Não sinta Vergonha das suas Pernas!
Agende sua Consulta Vascular Hoje Mesmo.