Varizes nos Pés. As varizes acontecem quando as válvulas das veias param de funcionar adequadamente – causando uma alta pressão sanguínea no interior das veias –, prejudicando o sistema circulatório e provocando, geralmente, sensações de dor, cansaço, desconforto e peso nos membros inferiores.

E quando estão presentes nos pés, as pessoas podem sentir dores e incômodos maiores em relação às outras regiões corpóreas. Diante disso, continue acompanhando este artigo para saber mais detalhes sobre a possibilidade de ter Varizes nos Pés e se isso é normal.

Possibilidade de Ter Varizes nos Pés

Apesar de uma parcela da população não estar ciente, o surgimento das varizes nos pés é comum, principalmente nos indivíduos entre 50 e 60 anos de idade, em que ocorre o enfraquecimento das paredes das veias.

E é uma possibilidade considerada normal devido ao fato de ser uma das regiões mais vascularizadas do corpo e com uma extensa rede venosa de drenagem. Sendo assim, diante de um quadro como esse, tendem a igualmente apresentar desconforto estético, inchaço e sangramentos espontâneos ou motivados por pequenos traumas.

Logo, podem ser consideradas uma questão estética ou o indício de uma condição venosa mais complexa, necessitando de uma avaliação do sistema circulatório com o médico especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular, que costuma identificar relações com refluxo das veias safenas, TVP, insuficiência das veias perfurantes e malformações vasculares, por exemplo.

Por que Ocorrem?

Assim como acontece com as varizes que surgem nas demais áreas dos membros inferiores, a causa é associada à fragilidade que as válvulas venosas provocam no refluxo venoso, que, a longo prazo, resulta em deformidade na parede do vaso.

Diga Adeus às Dores nas Pernas.
Reserve a sua Consulta Vascular.

E por receber uma pressão diária ao ficarmos em pé, as chances de incidência são maiores em relação à intensidade e frequência, podendo surgir vasinhos desconfortáveis (pequenos e dispersos, agrupados e numerosos, ou mais calibrosos) ou mesmo varizes.

Além disso, devido ao fato de serem os responsáveis por sustentar o peso do corpo, as suas causas podem estar relacionadas ao excesso de peso, a permanecer por longo período de tempo na mesma posição, a falta de exercício físico, a gravidez, às alterações hormonais e ao envelhecimento.

E conforme brevemente exposto, a sensação dos sintomas também tende a ser pior em meio aos relatos dos pacientes por causa do atrito com as meias e os sapatos, que, em alguns casos, podem resultar em feridas e trombose, por exemplo.

Principais Sintomas

Diante do que está sendo explicado e conforme a localização das varizes, é possível que a pessoa sinta:

  • Dores nos membros inferiores;
  • Coceira;
  • Queimação;
  • Peso e fadiga;
  • Latejamento;
  • Cãibras frequentes;
  • Pernas inquietas;
  • Inchaço;
  • Vermelhidão;
  • Sensibilidade ao toque;
  • Quebras na pele ao redor da veia do pé;
  • Ulceração ou erupção cutânea próxima à região.

Tipos de Varizes

Sendo assim, as varizes desta região podem ser classificadas em:

  • Corona Flebectásica: veias pequenas e numerosas, em formato de leque, que costumam estar localizadas na parte interna dos pés e podem se manifestar por meio de manchas avermelhadas ou semelhante à forma de um cacho de uva;
  • Telangiectasias: veias com diâmetro inferior a 1 mm e são conhecidas como aranhas vasculares, teias de aranha ou vasinhos;
  • Veias reticulares: diâmetro variando entre 1 mm e 3 mm, costumam ser azuladas ou esverdeadas abaixo da pele;
  • Veias varicosas: com diâmetro igual ou superior a 3 mm, normalmente, são dilatadas e tortuosas.

Tratamento

Após o diagnóstico correto da condição, feito com o auxílio do Doppler, o médico especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular, com base em diferentes fatores, como a saúde clínica do paciente e o tipo de varizes apresentadas, indica a melhor opção de tratamento, que inclui cirurgia, radiofrequência, laser, microespuma e escleroterapia.

Por isso, o ideal é consultar o profissional especializado no assunto de sua preferência para que uma análise detalhada seja feita, assim como a confirmação do diagnóstico de varizes nos pés, a sua possível causa e o procedimento mais adequado para o caso em questão.

Mais Informações sobre este assunto na Internet:
Diga Adeus às suas Dores.
Reserve a sua Consulta de Hematologia.