Veias Perfurantes Incompetentes. O corpo humano é repleto de redes venosas que auxiliam no funcionamento correto do organismo, uma vez que são responsáveis pela circulação sanguínea por todas as partes corporais, retornando ao coração.

O sistema de veias perfurantes é um dos três conjuntos de veias que compõem o sistema vascular de uma pessoa. Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre as veias perfurantes e qual o seu papel no surgimento de varizes.

Veias Perfurantes Incompetentes

Sistema de Veias Perfurantes

Pernas e braços são cercados por veias, que por sua vez se dividem em três sistemas, sendo eles o sistema superficial, profundo e perfurante. Este último é composto por pequenas veias localizadas na transversal que conectam o sistema superficial ao profundo.

Uma vez conectadas, as veias perfurantes trazem o sangue superficial para o fundo, onde o sistema é maior e mais eficiente no transporte sanguíneo venoso. Quando esse sistema falha, o paciente pode apresentar quadros de refluxo sanguíneo, insuficiência ou incompetência.

Veia Perfurante Incompetente

Quando uma veia perfurante se torna incompetente, o paciente apresenta quadros de insuficiência do fluxo sanguíneo nas veias, causando uma rápida deteriorização por doenças venosas existentes, além do desenvolvimento de possíveis úlceras venosas.

Sabe-se que em cada extremidade corporal existem até 155 sistemas de veias perfurantes, no entanto nem todos são clinicamente importantes, apenas aqueles que podem causar morbidades significativas a uma pessoa.

Diagnóstico e Tratamento

Diagnosticada por meio de exames como o ultrassom Doppler, é possível verificar a incidência da condição principalmente nos tornozelos, no entanto, pode afetar qualquer região das pernas.

O exame é indicado para a identificação das veias que estão sendo insuficientes e deve ser feito de forma mais minuciosa possível para melhorar o tratamento.

Existem alguns métodos que tratam a veia incompetente, o mais utilizado atualmente é realizado por meio da ligadura simples, no qual é identificada a veia problemática e dado um nó na mesma. Outra opção é o tratamento realizado com laser, que visa fechar a veia danosa.

Veia Perfurante Incompetente X Varizes

Uma das principais consequência da incompetência de uma veia é o surgimento de varizes, que nada mais são do que veias dilatadas ou nodosas que aparecem devido à pressão sanguínea excepcionalmente alta nas veias.

A combinação entre o procedimento de retirada das varizes ou uso de laser juntamente ao tratamento das veias perfurantes incompetentes gera uma restauração eficaz do fluxo sanguíneo nas veias da perna, melhorando os sintomas de ambas as condições e a estética do membro inferior.

Se você foi diagnosticado com veias perfurantes incompetentes, é importante ouvir todas as opções de tratamento indicadas por seu médico cirurgião vascular de confiança. Ele saberá qual o melhor tratamento para o seu quadro, a fim de minimizar os sintomas e possíveis complicações.

Mais Informações sobre este assunto na Internet: