Cuidados Após o Tratamento de Varizes a Laser. Após ser submetido a um Tratamento de Varizes com Laser, o que tende a ser feito em ambiente ambulatorial, a recomendação geral por parte da médica especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular pode incluir cuidados específicos para que o paciente tenha a chance de obter os resultados esperados, incluindo uma recuperação total em poucas semanas.

Principais Cuidados Após o Tratamento de Varizes a Laser

Antes de fazer a cirurgia, o profissional explica ao paciente sobre os prós e contras da opção de tratamento de varizes escolhida, assim como as recomendações gerais envolvendo o pós-operatório.

Dentre os detalhamentos está o período médio de inatividade, sendo normalmente mínimo, com possibilidade de retorno às atividades diárias e ao trabalho nos dias seguintes.

Depois que a cirurgia é feita, o profissional envolve a região tratada com bandagem de compressão, que precisa permanecer pelo tempo determinado, e a pessoa é aconselhada a descansar pelo restante do dia.

Em relação à recuperação total, o tempo varia de seis a oito semanas, dependendo de cada paciente e se o mesmo seguiu as orientações envolvendo os cuidados, como fazer uso das meias de compressão após indicação e evitar determinadas atividades, como longas viagens, por exemplo.

Nos casos de exercícios, a pessoa precisa evitar os de grande esforço por cerca de cinco dias após a cirurgia de varizes, devendo realizar caminhadas regulares durante esse período.

Diga Adeus às Dores nas Pernas.
Reserve a sua Consulta Vascular.

Já os esportes de impacto e a natação necessitam ser evitados por duas semanas. E ao respeitar o tempo determinado pelo seu médico, deve retornar ou incluir a prática em um ritmo gradual para diminuir as chances de lesões desnecessárias e tensão localizada.

Além disso, precisa evitar dirigir e a exposição solar por duas a três semanas (ou fazê-la por um período reduzido), precisando se atentar ao uso indicado de protetor solar, especialmente na região tratada, para prevenir o surgimento de manchas na pele.

Sem contar que igualmente é desaconselhada a permanência por um longo período de tempo na mesma posição para não comprometer a circulação sanguínea, o que pode resultar em formação de coágulos.

Possíveis Complicações

Quando o paciente não segue os cuidados recomendados ou não os providencia conforme as devidas orientações, pode haver um aumento no fluxo de sangue pelo corpo, com chance de que as veias se abram antes de serem absorvidas, o que tende a acontecer, por exemplo, ao realizar atividades antes do tempo estipulado.

Além disso, apesar de serem raras, as possíveis complicações que podem surgir após o tratamento de varizes com laser incluem:

Efeitos Colaterais

Assim como acontece com tratamentos de diversas condições, os pacientes podem apresentar alguns efeitos colaterais. Em relação ao tratamento de varizes com laser, é possível observarem hematomas e inchaços que, geralmente, reduzem em duas ou três semanas. Dor leve na região tratada, inflamação e dormência igualmente são algumas possibilidades de efeitos colaterais envolvendo esse tipo de intervenção médica.

Formas de Evitar o Surgimento de Novas Varizes

Devido ao fato de o tratamento ser voltado às varizes existentes, a pessoa pode tomar providências com o intuito de evitar o surgimento de outras, o que inclui:

  • Elevar os pés sempre que possível, principalmente no final do dia;
  • Evitar cruzar as pernas ao sentar-se;
  • Exercitar-se regularmente;
  • Manter o peso conforme a indicação do especialista;
  • Priorizar roupas mais confortáveis.

Além dos cuidados mencionados voltados para o período pós-tratamento de varizes a laser, é fundamental que o paciente mantenha um acompanhamento com a médica especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular para que o quadro seja observado conforme a periodicidade indicada, assim como está apta a agir caso surjam novas necessidades vasculares.

Mais informações sobre este assunto na Internet:
Diga Adeus às suas Dores.
Reserve a sua Consulta de Hematologia.