Vasinhos na Gravidez são uma possibilidade real, sendo identificados por pequenos vasos aparentes na pele, manifestando-se, normalmente, nas pernas e coxas, uma vez que as veias destas regiões precisam trabalhar contra a gravidade para transportar o sangue de volta ao coração. Apesar de comuns e sem riscos, tendem a provocar desconforto e incômodo estético.

O que Podem ser as Causas dos Vasinhos na Gravidez?

Clinicamente conhecidos como telangiectasias, os ‘vasinhos’ são vasos sanguíneos dilatados, visíveis na pele por serem superficiais, com diâmetro inferior a 1 mm, normalmente assintomáticos e de coloração azul, vermelha ou roxa.

O seu surgimento está associado ao enfraquecimento das válvulas e às dificuldades para fechá-las corretamente, fazendo com que ocorra um vazamento por trás das veias e o sangue acabe acumulando com o tempo, provocando o enfraquecimento das suas paredes.

E durante a gestação, entre as demais mudanças que acontecem no corpo da mulher estão as alterações hormonais e circulatórias necessárias para auxiliar no sustento do desenvolvimento do bebê. Logo, o que podem ser as causas dos vasinhos na gravidez são, por exemplo:

  • Aumento dos níveis hormonais, capaz de relaxar as paredes das veias, o que acaba elevando as chances de dilatação e surgimentos de vasinhos;
  • Crescimento uterino, que pressiona a veia sanguínea, dificultando o fluxo natural e resultando no aparecimento de vasinhos;
  • Predisposição genética é um fator de risco para probabilidade de uma mulher ser acometida por vasinhos na gravidez, especialmente no terceiro trimestre;
  • Produção de sangue elevada para atender às necessidades do bebê, resultando em maior pressão nas veias que se esforçam mais para executar a função de retornar o sangue dos membros inferiores ao coração.

Gerenciamento dos Vasinhos na Gravidez

Ao confirmar a presença de vasinhos na gravidez, a médica especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular pode recomendar que a paciente adote ou mantenha determinadas medidas para ajudar a reduzir o desconforto e prevenir a progressão do quadro, tais como:

  • Atentar-se ao peso conforme a indicação profissional;
  • Elevar as pernas sempre que possível;
  • Evitar permanecer na mesma posição por período prolongado;
  • Praticar atividade física moderada com regularidade;
  • Priorizar uma dieta saudável;
  • Usar meias de compressão conforme a especificação médica, se for o caso.

E devido ao fato de a gestação limitar a realização de tratamento dos vasinhos, o ideal é investir nas medidas preventivas e voltadas para alívio dos sintomas apresentados até que seja possível ser feito algum tratamento caso não desapareça naturalmente após o parto.

Possibilidade de Prevenir os Vasinhos na Gravidez

Diga Adeus às suas Dores.
Reserve a sua Consulta de Hematologia.

Apesar de não serem completamente evitáveis, existem algumas práticas eficazes em auxiliar na prevenção ou minimização do surgimento de vasinhos na gravidez, tais como, priorização de dieta balanceada, fazer hidratação frequente tanto da pele quanto de ingestão de água e evitar os movimentos de cruzar as pernas.

Sem contar que igualmente é possível, nos casos de ter Vasinhos na Gravidez, usar meias de compressão após recomendação médica, preferir roupas e calçados confortáveis, entre outras medidas que podem ser indicadas pela sua médica especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular. Por isso, não hesite em agendar a sua consulta para garantir o seu bem-estar e a sua qualidade de vida mesmo durante a gestação!

Mais informações sobre este assunto na Internet:
Diga Adeus às suas Dores.
Reserve a sua Consulta de Hematologia.