Varizes na Adolescência. Frequentemente relacionada a mulheres com mais idade, as varizes não são uma condição exclusiva deste grupo. Homens e mulheres mais novos, sem a presença de sobrepeso ou obesidade e até mesmo adolescentes podem desenvolver veias varicosas.

Existem alguns fatores que podem levar ao surgimento das veias varicosas em adolescentes. Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre as varizes em pessoas mais jovens.

O Que São Varizes

Varizes nada mais são do que veias dilatadas ou nodosas que surgem devido à alta pressão sanguínea nos vasos. Os principais locais de aparecimento da condição estão localizados nos membros inferiores, geralmente nas coxas, tornozelos e pés.

A condição pode causar diversos problemas de saúde como dor, inchaço e úlceras na região da perna, além de não serem visivelmente agradáveis e gerar quadros de baixa autoestima.

Tipos de Varizes

Existem vários tipos de varizes, cada um deles com sintomas e padrões de progressão diferentes uns dos outros. Por este motivo, é importante entender qual dos tipos se trata para então definir a causa exata de sua origem.

Após avaliar sua causa, será possível estabelecer o melhor tratamento para o caso, garantindo a prevenção de mais veias para que não se tornem doentes mais para frente.

Varizes na Adolescência

A adolescência é uma época onde o ser humano começa a se desenvolver para a fase adulta. Nela, a aparência é sempre superestimada e qualquer marca fora do padrão pode gerar quadros de baixa autoestima no indivíduo.

O surgimento das varizes durante a adolescência pode ser proveniente de muitas horas passadas na mesma posição, como ficar sentado em frente a TV, computador e mesas de estudo.

Como Prevenir Varizes na Adolescência

Manter o corpo em movimento, evitar o uso exagerado de sapatos de salto, manter uma rotina regular com exercícios, buscar uma alimentação regrada e saudável, livre de gorduras e ultraprocessados são atitudes que podem ajudar a prevenir o aparecimento de varizes principalmente quando se é jovem.

Tratamentos

As varizes podem ter diversos tratamentos que dependem de sua causa principal, ou seja, nem todo tratamento é adequado para um quadro específico. A condição pode ser tratada por meio de técnicas com laser, glicose, espumas e até mesmo cirurgia nos casos considerados mais graves.

Geralmente, os primeiros passos para o tratamentos das suas varizes começam envolvendo algumas mudanças no seu estilo de vida, como uma dieta mais balanceada e a prática de atividades físicas. Além disso, o uso de meias de compressão também pode ser indicado pelo médico responsável por seu caso.

Em quadros mais específicos, outro tipo de procedimento médico pode se fazer necessário. Caso as varizes desencadeiem dor severa, problemas de pele e surgimento ou risco de coágulos sanguíneos, pode ser necessária uma abordagem com uso de lasers.

Nunca faça uso de nenhum tratamento sem prescrição. Consulte seu médico vascular de confiança e saiba mais sobre o melhor tratamento para o seu caso.

Mais Informações sobre este assunto na Internet: