Varizes e Vasinhos, Existe Diferença? Apesar de as razões para surgirem se assemelharem, tratam-se de condições distintas e é fundamental entender suas respectivas características ao buscar atendimento médico especializado para ter a melhor opção de tratamento possível.

Diferença Entre Varizes e Vasinhos

Conforme brevemente mencionado, as causas se assemelham porque ambas surgem devido ao comprometimento do funcionamento dos vasos sanguíneos. Mas se diferem quanto à aparência, uma vez que as varizes são veias dilatadas e tortuosas, e os vasinhos são menores e superficiais.

Do mesmo modo que igualmente são diferentes quanto à presença ou ausência de determinados sintomas, sendo que, no primeiro caso, quando sintomáticas, as pessoas podem sentir dor, por exemplo, e diante da outra situação, não. Além do mais, ao contrário do que acontece em casos de varizes, os vasinhos não indicam obrigatoriamente que o paciente tem algum problema de circulação.

Varizes

As varizes são caracterizadas por veias dilatadas e retorcidas acima de 3 mm de largura, por isso, são facilmente visíveis e comumente observadas nas regiões das pernas, dos tornozelos e pés, podendo ser assintomáticas para algumas pessoas ou surgir acompanhadas de dor e sensação de peso, por exemplo.

As suas causas variam, mas igualmente recebem influência dos fatores de risco, tais como, sedentarismo, obesidade, ser do sexo feminino, idade avançada, história familiar e imobilidade ou mobilidade reduzida.

Outras características incluem os fatos de serem superficiais ou profundas, e primárias das extremidades inferiores (veias dilatadas e tortuosas com funcionamento anormal) ou secundárias à insuficiência do sistema vascular superficial ou profundo (algumas são grandes e perfurantes).

Não sinta Vergonha das suas Pernas!
Agende sua Consulta Vascular Hoje Mesmo.

Sem contar que são classificadas por tipos que variam conforme a progressão do quadro e falta de tratamento adequado, o que influencia no tamanho e até na sua localização, sendo:

  • Reticulares: cobrem uma região cutânea ampla, sendo espessas e de uma coloração avermelhada, esverdeada ou arroxeada;
  • Safenas: são as veias de mesmo nome nas pernas que incham acima do esperado e projetam-se na pele, assemelhando-se às cordas.

E diante dos casos sintomáticos, surgem acompanhadas de coceira, dor, inchaço e úlceras venosas, além das sensações de peso e cansaço nos membros inferiores.

Vasinhos

Igualmente conhecidos como veias de aranha ou telangiectasias, são finos e menores no tamanho em relação às demais (veias varicosas ou varizes), avermelhados ou azulados, e identificados em qualquer parte do corpo, mas principalmente nos membros inferiores e no rosto.

Têm uma aparência de linhas finas ou teias ramificadas na região das pernas, perto da superfície cutânea, dando a impressão de que são mais superficiais, e com até 1 mm de largura. Normalmente, não surgem acompanhados de sintomas nem indicam piora da saúde e o seu tratamento costuma estar associado às queixas estéticas dos(as) pacientes.

Disponibilidade de Tratamento

Entre as disponibilidades, a médica especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular tende a indicar as opções com base no quadro apresentado em cada situação e na saúde geral do paciente, o que tende a envolver:

  • Ablação a laser: destinada às varizes, ocorre por meio da inserção de uma fibra à laser na veia comprometida, aquecendo e rompendo as suas paredes, provocando um desvio do fluxo sanguíneo para as veias próximas, assim, é absorvida pelo corpo;
  • Escleroterapia: indicada tanto para varizes menores quanto para vasinhos, acontece quando uma substância é injetada na veia afetada, fazendo com que seja reabsorvida pelo corpo e, posteriormente, acabe desaparecendo com o tempo;
  • Flebectomia: indicada quando as veias são grandes e a escleroterapia não é ideal, logo, consegue remover veias dos membros inferiores por meio de pequenas perfurações cutâneas com anestesia local;
  • Laser transdérmico: é aplicado na pele para aquecer o sangue, o que faz com que as veias se contraiam, provocando a oclusão do vaso causador dos vasinhos.

Dicas de Prevenção

Pensando em prevenir varizes e vasinhos, a profissional leva em consideração diversas variáveis, mas, de modo geral, indica que o(a) paciente:

  • Eleve as pernas, especialmente no final do dia;
  • Evite permanecer por períodos prolongados na mesma posição;
  • Exercite-se regularmente;
  • Mantenha o peso de acordo com a orientação especializada;
  • Priorize vestimentas e calçados confortáveis;
  • Use meias elásticas conforme a especificidade recomendada.

Além de ser essencial manter os acompanhamentos e os exames de acordo com a periodicidade apontada pela médica especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular, assim, consegue receber o devido diagnóstico, tratar-se adequadamente e ter a chance de prevenir e cuidar da saúde, envolvendo um quadro de Varizes, Vasinhos ou de outra Condição Venosa.

Mais informações sobre este assunto na Internet:
Recupere a Saúde das suas Pernas!
Agende uma Consulta Vascular Hoje.