Lipedema e Varizes. Dentre as possibilidades de doenças vasculares que uma pessoa pode apresentar ao longo da vida há uma caracterizada pelo acúmulo de gordura nas pernas e nos braços, que é conhecida como Lipedema.

E apesar de não ser uma doença rara, o seu diagnóstico pode não ser comum ou haver subnotificação, porque depende de uma confirmação após um exame físico e do descarte de outras condições que apresentam sintomas semelhantes ou de quadros que tendem a ser associados, como é o caso das varizes.

Relação entre Lipedema e Varizes

O lipedema se trata de uma síndrome gordurosa dolorosa que acontece por causa de um acúmulo localizado de gordura, principalmente nas regiões das pernas e dos tornozelos, sendo bilateral e resultando em membros inferiores desproporcionais em relação ao restante do corpo.

Enquanto isso, as varizes são conhecidas por veias aumentadas e descoloridas provocadas pela insuficiência venosa, o que acaba as tornando visíveis, dilatadas e tortuosas. Assim, sofrem alteração do fluxo sanguíneo em seu interior, podendo variar de tamanho conforme o estágio em que se encontram.

E entre as pessoas que têm lipedema, cerca de 30% a 40% tendem a apresentar um quadro de varizes em algum grau associado à doença vascular crônica. Outra associação é relacionada aos sintomas, que podem ser confundidos, já que ambas são acompanhadas por dor, desconforto e inchaço nos membros inferiores. Além disso, ao providenciar o tratamento das varizes após se consultar com um especialista no assunto, os sintomas do quadro de lipedema podem apresentar melhoras consideráveis.

Principais Sintomas de Lipedema

Os sintomas desse tipo de doença vascular crônica e progressiva incluem cansaço, inchaço, flacidez e dor localizada, podendo afetar a autoestima do paciente por causa das questões estéticas. E por mais que as causas não sejam conhecidas, fatores como os genéticos, hormonais ou metabólicos tendem a influenciar no seu surgimento.

Não sinta Vergonha das suas Pernas!
Agende sua Consulta Vascular Hoje Mesmo.

Logo, é comum acometer, principalmente, o sexo feminino e surgir em determinadas fases da vida, como puberdade, gestação e menopausa, do mesmo modo que sofre influência da alimentação.

Além da principal característica (acúmulo desproporcional de gordura nos membros inferiores, assim como igualmente pode surgir nos braços), é possível observar outros desconfortos, tais como:

  • Dor crônica;
  • Facilidade em apresentar hematomas;
  • Fragilidade capilar;
  • Hipersensibilidade ao toque;
  • Nódulos gordurosos;
  • Perda da elasticidade cutânea;
  • Peso nos membros;
  • Problemas nos joelhos com possibilidade de impactar no movimento.

Diagnóstico

Para diagnosticar o lipedema, é essencial se consultar com o médico especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular, que deve analisar o histórico clínico e fazer um exame físico. Além disso, para confirmar o quadro, o profissional leva em consideração o descarte de outras possíveis causas e condições.

Tratamentos Disponíveis

Apesar de não haver cura para o quadro de lipedema, tendem a ser providenciadas abordagens voltadas para tratamento e, consequentemente, alívio dos sintomas, o que pode incluir mudanças no estilo de vida, como manter uma dieta balanceada, praticar exercícios específicos regularmente e reduzir a gordura e inflamação, por exemplo.

Em alguns casos, podem ser recomendados o uso de meias de compressão, fisioterapia e terapias compressiva e descongestionante, do mesmo modo que outros pacientes chegam a necessitar de intervenções medicamentosas ou mesmo cirúrgica (lipoaspiração localizada).

Por isso, em se tratando de uma possibilidade de diagnóstico de lipedema, varizes ou outra condição vascular, é fundamental se consultar com a médica especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular de sua confiança para que seja confirmado o quadro e o tratamento devidamente iniciado, já que ao ser providenciado precocemente, maiores são as chances de obter sucesso nos resultados esperados por ambas as partes.

Mais informações sobre este assunto na Internet:
Pernas Inchadas?
Agende uma Avaliação Vascular e Redefina seu Conforto.