Primeiros Sintomas das Varizes. Apesar de as varizes estarem associadas a diferentes sintomas ao se manifestarem em cada indivíduo, de um modo geral, as dificuldades da circulação sanguínea são caracterizadas por sinais específicos.
Então, continue acompanhando este artigo para saber quais são os Primeiros Sintomas das Varizes, que vão além das clássicas veias dilatadas, escurecidas e salientes na região das pernas.
Primeiros Sintomas das Varizes
Conforme brevemente mencionado, antes de se tornarem visíveis, as varizes podem ou não ser percebidas por alguns sinais que representam a fraqueza ou danificação das válvulas das veias, impedindo o seu funcionamento esperado, do mesmo modo que, em alguns casos, são assintomáticos.
Mas considerando a primeira situação e em se tratando do estágio inicial, o primeiro sintoma que pode ser percebido é a sensação de perna pesada, semelhante ao cansaço ao se movimentar, que é um indício de que uma veia está com dificuldade no retorno do sangue ao coração, o que, normalmente, ocorre na região dos membros inferiores, por causa da influência da ação da gravidade.
Em seguida e devido ao problema na circulação, é comum surgir a queimação no local em que estão as varizes. Depois, como em um efeito cascata, a pessoa tende a sentir:
- Coceira na região sem justificativa aparente;
- Formigamento que pode ser associado à sensação de pés frios;
- Inchaço nos pés e tornozelos regularmente, principalmente no final do dia;
- Dor ou pontada após caminhar ou se exercitar.
Do mesmo modo que igualmente são indícios de varizes, especialmente nos membros inferiores, área em que são mais comumente encontradas, as manchas vermelhas na parte inferior das pernas e um brilho ou uma pigmentação anormal na superfície da pele da mesma região.
Assim como a coloração das veias pode ser roxa escura ou azul, e o paciente pode ter alteração na cor da pele, descascamento sem uma explicação aparente; um aspecto de cordões torcidos e salientes.
Além da Fase Inicial
Sendo mais comum nos membros inferiores e na região do abdômen, os seus principais sintomas são a deformação das veias e a sua visibilidade anormal. Entretanto, uma pessoa também pode apresentar, até mesmo durante a fase inicial:
- Cãibras;
- Descoloração cutânea;
- Desconforto;
- Dor nas pernas;
- Endurecimento da pele;
- Inchaço;
- Peso.
E ao tê-los como sintomas de varizes, tendem a sofrer influência de temperaturas quentes, da noite e do período pré-menstrual.
Fatores de Risco
Além do que já foi exposto, é fundamental que além de se atentar aos sintomas apresentados, a pessoa tenha ciência se enquadra-se em alguns dos fatores de risco para as varizes, que incluem:
- Gestação;
- Histórico familiar;
- Idade;
- Obesidade ou sobrepeso;
- Permanecer por um longo período na mesma posição;
- Veias danificadas por causa de outra condição.
Orientação Básica
Por isso, é fundamental agendar uma consulta com o médico especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular, porque está apto a diagnosticar devidamente a condição, sendo ela um caso de varizes ou não.
E se esse for o quadro apresentado, é capaz de identificar o estágio em que está, variando de 1 a 5, orientar em relação às mudanças no estilo de vida, à possibilidade de uso de meia elástica e sobre a disponibilidade de tratamento, que deve ser providenciado precocemente, com os intuitos de proporcionar melhor qualidade de vida e evitar as possíveis complicações das varizes.