Drenagem Linfática se trata de uma técnica de massagem que, entre os seus benefícios, auxilia na melhora da circulação sanguínea, por isso, pode se enquadrar como uma recomendação médica em algumas situações. Ou seja, apesar de não tratar diretamente as varizes, a drenagem linfática tende a ser uma opção para ajudar nos sintomas desse tipo de condição vascular.

Drenagem Linfática em Pacientes com Varizes

Caracterizada por movimentos suaves e pressão para estimular áreas corporais específicas, a drenagem linfática é eficaz em impulsionar o sistema de mesmo nome a eliminar os líquidos acumulados e, consequentemente, aliviar o inchaço.

Assim, a drenagem linfática somente passa a ser uma opção após o paciente receber a autorização da médica especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular, que avalia o quadro e a gravidade da condição, tendendo a ser uma recomendação diante de casos leves.

E desde que o(a) profissional evite a região acometida para não aplicar pressão dos dedos ou das mãos, e aumentar as chances de ruptura das veias varicosas ou mesmo desencadear o surgimento de hematomas e coágulos em quem apresenta varizes mais calibrosas.

Logo, por se tratar de uma massagem, não é considerada uma opção de tratamento nem um método de eliminação das varizes, mas uma alternativa segura, quando feita por profissionais capacitados, respeitando os limites do quadro apresentado e após liberação médica especializada, para melhorar a sensação de desconforto associado a esse tipo de condição vascular.

Benefícios Gerais da Drenagem Linfática

Além de melhorar a circulação sanguínea, facilitando o retorno do sangue, a drenagem linfática reduz a retenção de líquidos, elimina toxinas e induz o relaxamento muscular. Assim, no caso de pacientes com varizes, é indicada com os intuitos de diminuir alguns sintomas típicos da condição, tais como, dor, inchaço e sensação de cansaço nos membros inferiores.

Opções de Tratamento das Varizes

Pernas Inchadas?
Agende uma Avaliação Vascular e Redefina seu Conforto.

Entre os tratamentos de varizes disponíveis e que podem ser indicados aos pacientes, de acordo com suas particularidades, costumam estar os mais seguros e menos invasivos, tais como:

  • Escleroterapia: destinada às veias anormais e danificadas, é caracterizada pelo fechamento das paredes da veia para interromper o fluxo sanguíneo, secando as varizes;
  • Laser: comumente indicada quando as varizes provocam dor severa, problemas na pele e coágulos sanguíneos, é marcada pela geração de calor capaz de destruir as varizes.

Além do procedimento cirúrgico tradicional, que torna-se uma opção quando o paciente não apresenta melhora dos sintomas ou da aparência dos membros inferiores após ter sido submetido(a) a outros métodos, porque acaba sendo mais invasivo, necessitando de incisão na região da virilha, do joelho ou tornozelo para conseguir remover a veia a ser tratada.

Por isso, o ideal é, ao estar ciente dos fatores de risco ou observar algum indício da condição, se consultar com a médica especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular para receber o devido diagnóstico, e iniciar o tratamento e os cuidados, que podem ou não incluir a Drenagem Linfática, o quanto antes, priorizando a melhora na qualidade de vida e no bem-estar diante de um quadro de Varizes ou mesmo de outra condição vascular.

Mais informações sobre este assunto na Internet:
Diga Adeus às suas Dores.
Reserve a sua Consulta de Hematologia.