Dor nas pernas é uma condição muito comum na vida de uma pessoa. As queixas de incômodo na região dos pés, joelhos, coxas e toda extensão traseira do membro inferior ou em qualquer parte da região do quadril podem ser causadas por diversos fatores.

Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre o que pode causar dor nas pernas e quando se deve procurar um cirurgião vascular para tratá-la.

O que Causa a Dor nas Pernas

Dores frequentes nas pernas são uma reclamação muito recorrente em clínicas e hospitais. Os incômodos podem ter origem em diversos aparelhos do corpo humano, entre eles o musculoesquelético, vascular, neurológico ou fazer parte de alguma condição de dor difusa.

Pessoas que passam muito tempo sentadas ou em pé podem apresentar dores mais frequentes em relação a pessoas que se movimentam mais durante o dia.

Principais Características de Cada Grupo de Dor

As dores na perna podem ser de característica mais intensa ou mais leve, pulsante ou contínua. Tudo dependendo de sua origem. Confira a seguir:

  • Dor Musculoesquelética – Dor concentrada nas áreas articulares que tende a piorar com a prática de exercícios e melhorar com o repouso. Além disso, podem ser aliviadas com ajuda de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios.
  • Dor Vascular, Venosa ou Linfática – Dor mal localizada, pode ocorrer sensação de peso nas panturrilhas e piora no final do dia ou quando se passa muito tempo em pé, melhorando com a elevação das pernas. Além disso, pode-se notar inchaço nos tornozelos, presença de varizes e escurecimento da pele na região afetada.
  • Dor Vascular Arterial – Dor mal localizada mais intensa nas partes mais baixas da perna e panturrilhas que surgem sempre ao caminhar, melhorando rapidamente após a interrupção da marcha. Além disso, pode-se notar a perda de pelos e pele brilhante na região da perna, extremidade dos dedos pálidas ou arroxeadas.
  • Dor Neurológica – Dor mal localizada que acompanha a sensação de queimação, ardência, choques, formigamento e agulhadas. Geralmente pode ser associada a dor lombar e a redução de sensibilidade nos pés.
  • Síndrome Dolorosa Difusa – Sensação dolorosa em todo o corpo que acaba prejudicando o sono e contribuindo para o cansaço e perda de memória. Além disso, é possível perceber alterações de humor para deprimido ou nervoso. As dores tendem a piorar com o frio e com o toque na região afetada.

Quando Procurar Um Vascular

O médico vascular é o especialista em tratar patologias que acometem o sistema circulatório, incluindo as artérias, veias e vasos linfáticos. As dores vasculares, arteriais, venosas e linfáticas podem ser tratadas por este profissional.

As queixas de dores nas pernas acompanhadas de inchaços nos membros, alterações na temperatura corporal, formigamento e até mesmo que ocasionam dificuldades para caminhar devem ser levadas para um cirurgião vascular de confiança. Após a realização de uma avaliação, um diagnóstico poderá ser definido e os meios de tratamento discutidos.

Mais Informações sobre este assunto na Internet: