Trombose é uma condição vascular em que acontece a formação de um coágulo sanguíneo no interior de um vaso, capaz de bloqueá-lo ou reduzir o fluxo de sangue, o que tende a causar consequências à saúde do paciente.

Conceito de Trombose

A trombose se trata de um coágulo dentro dos vasos capaz de limitar total ou parcialmente o fluxo de sangue, comprometendo o seu funcionamento natural e resultando em condições venosas, por exemplo.

Porém, quando não recebe a devida atenção, ou seja, pronto diagnóstico, tratamento e acompanhamento, o trombo pode se desprender do local de origem e mover-se por meio do sistema circulatório para outras áreas do corpo, sendo o mais comum alojar-se no pulmão, recebendo o nome de embolia pulmonar (EP).

Causas

As causas de trombose venosa podem incluir:

  • Determinados medicamentos;
  • Distúrbios autoimunes com predisposição à coagulação;
  • Distúrbios ou predisposição hereditários;
  • Doença ou lesão das veias nos membros inferiores;
  • Fratura;
  • Imobilidade ou mobilidade reduzida;
  • Obesidade.

Tipos

Além de venosas, as tromboses igualmente podem ser arteriais, com causas e classificações diferenciadas. Mas diante do primeiro caso, que é a nossa especialidade, normalmente, é classificada de acordo com a área acometida, sendo comumente observada e categorizada em:

Trombose Venosa

Caracterizada por trombos formados nas veias, que são os vasos responsáveis por transportar o sangue para longe do coração, podendo fluir lentamente e aumentar a probabilidade de formação de trombos no seu interior.

Sinta suas Pernas Leves Novamente.
Agende uma Consulta com o Especialista Vascular.

Além disso, outros fatores influenciam no crescimento das chances de uma pessoa sofrer uma TVP (trombose venosa profunda).

Trombose Venosa Superficial

Uma veia superficial tem esse nome por estar próxima da superfície cutânea e é protuberante sob certas condições. Assim sendo, o paciente tende a sentir uma região mais dura ou identificar alguma vermelhidão da área quando há formação de coágulo na veia.

Trombose Venosa Profunda

Representada pela sigla TVP, acontece no interior das veias profundas, responsáveis pelo transporte de mais sangue. E embora possa acometer qualquer região do sistema venoso profundo, normalmente, é observada nas regiões das pernas ou da pelve.

Pode surgir acompanhada, quando sintomática, de calor na região afetada, inchaço e vermelhidão. E como forma de exame complementar à análise clínica, a médica especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular pode solicitar uma ultrassonografia.

E para evitá-la, principalmente ao ter seus fatores de risco, é aconselhável mover-se frequentemente, realizar exercícios periódicos, especialmente para a região das panturrilhas, promovendo melhor fluxo sanguíneo e / ou usar medicação anticoagulante ou as meias elásticas conforme as especificações indicadas pela médica especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular.

Trombose Venosa Renal

TVR ou síndrome nefrótica, a trombose da veia renal atinge as veias com funções de drenar o sangue dos rins, em que os coágulos reduzem a capacidade de limpar e filtrar o sangue, podendo aumentar o risco de desenvolvimento de outros trombos.

Trombose da Veia Femoral

Recebe esse nome quando a trombose afeta a veia longa da coxa, normalmente não surge acompanhada de sintomas, mas alguns pacientes podem observar dor, inchaço e vermelhidão na perna.

E sua causa tende a ser associada à realização de procedimento cirúrgico, uma TVP prévia, ao fato de permanecer em repouso (mobilidade reduzida ou total) ou na mesma posição por um longo período de tempo, ou ao uso de anticoncepcionais.

Sintomas

Quando sintomáticas, as pessoas podem observar, geralmente (variando de acordo com a localização, o tipo e o momento em que está sendo analisado, por exemplo):

  • Dor isolada em uma perna (normalmente, na panturrilha ou parte interna da coxa);
  • Inchaço nos membros afetados;
  • Sensação de calor;
  • Varizes.

Porém, cada paciente pode experimentar sintomas de diversas maneiras, assim como tendem a se assemelhar a outras condições médicas ou sanguíneas, sendo fundamental se consulta com a médica especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular, que está apta para tomar as devidas providências e fazer o diagnóstico adequado de cada caso.

Tratamento

O tratamento é específico e personalizado após as devidas análises da pessoa, levando em consideração questões, como:

  • Expectativas do curso da doença;
  • Extensão e tipo de trombose;
  • Histórico médico;
  • Idade;
  • Opinião ou preferência da médica e do paciente;
  • Saúde geral;
  • Tolerância para medicações, procedimentos ou terapias específicas;

Por isso, entre as abordagens terapêuticas que podem ser indicadas e fazer parte do tratamento estão:

  • Anticoagulantes: medicamentos voltados para prevenção da formação ou quebrar coágulos nos vasos sanguíneos;
  • Cateteres: voltados para expandir a largura ou o lúmen dos vasos envolvidos;
  • Demais medicamentos: substâncias que ativam o plasminogênio tecidual e / ou as enzimas.

Embora a coagulação seja uma função natural do corpo, quando os trombos são produzidos em excesso, tendem a gerar um problema, principalmente, se viajam para órgãos importantes, como os pulmões, resultando em EP.

Por isso, o aconselhável é se consultar com uma médica especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular ao apresentar os sintomas, identificar os fatores de risco para a condição, necessitar de uma consulta multidisciplinar ou mesmo para confirmar o diagnóstico de outras condições vasculares.

Mais informações sobre este assunto na Internet:

Artigo Publicado em: 18 de dez de 2019 e Atualizado em: 25 de abril de 2024

Pernas Inchadas?
Agende uma Avaliação Vascular e Redefina seu Conforto.