Existe Diferença entre Doença Vascular Periférica e Doença Arterial Periférica? – A doença arterial periférica (DAP), seu tratamento e prevenção de complicações associadas, como a amputação de membros, são uma área especial de foco da Cirurgia Vascular. Ainda assim, entender a doença pode ser confuso, particularmente quando parece haver tantos nomes usados para descrevê-la. Além de doença arterial periférica, você pode ter ouvido a condição referida como doença vascular periférica ou DVP.

Com a leitura deste artigo, você compreenderá melhor esta condição, seus tipos e sintomas.

A Doença Vascular Periférica

A doença vascular periférica (DVP) é um problema de deficiência que ocorre com o fluxo sanguíneo. Ela afeta os vasos sanguíneos fora do coração e do cérebro e piora com o tempo. Partes do corpo, como o cérebro, coração, braços ou pernas, podem não obter sangue suficiente. As pernas e os pés são mais comumente afetados.

Outros problemas nos vasos sanguíneos, como trombose venosa profunda (TVP), varizes e insuficiência venosa crônica, estão ligados à DVP.

A DVP é frequentemente encontrada em pessoas com problemas nas artérias que fornecem sangue ao coração (doença da artéria coronária). Isso porque a aterosclerose, que causa a doença arterial coronariana, afeta as artérias por todo o corpo. A aterosclerose é o acúmulo de placas nas paredes das artérias. A placa é composta de colesterol, gordura e resíduos das células e outros materiais. Isso faz com que as artérias se tornem rígidas e estreitas.

Embora o termo doença vascular periférica abranja todos os casos de doença arterial periférica, este termo não pode ser usado para se referir a todos os tipos de doenças vasculares periféricas.

O Que É Doença Vascular Periférica (DVP)?

O sistema vascular ou circulatório de nosso organismo é formado pelas artérias e veias que transportam o sangue por todo o corpo, bem como pelos vasos linfáticos que transportam o fluido linfático. O termo periférico refere-se a qualquer parte desse sistema que esteja fora do coração. DVP é o nome dado a qualquer doença que afeta o sistema vascular fora do coração, particularmente nas extremidades.

Como a Doença Arterial Periférica está conectada à Doença Vascular Periférica?

A doença arterial periférica (DAP) é uma forma de DVP que ocorre apenas nas artérias. A chave para lembrar aqui é que, enquanto veias são responsáveis por transportar sangue pobre em oxigênio do resto do corpo para o coração, as artérias são responsáveis por trazer esse sangue do coração para o resto do corpo.

Em pacientes que sofrem de DAP, as artérias doentes inibem o fluxo sanguíneo, resultando em extremidades que sofrem de diminuição do suprimento sanguíneo e complicações associadas que podem aumentar a probabilidade do desenvolvimento de feridas crônicas ou não cicatrizantes.

Quais São os Diferentes Tipos de DVP?

Existe Diferença entre Doença Vascular Periférica e Doença Arterial Periférica?

 

O desenvolvimento de uma doença vascular periférica é considerado funcional ou orgânico, com base em como se desenvolve. Quando funcional, não resulta de dano ou defeito dos vasos sanguíneos. Em condições como a doença de Raynaud, por exemplo, os vasos se expandem ou se contraem em resposta a estímulos.

O desenvolvimento da condição de forma orgânica, por outro lado, ocorre quando há dano aos vasos de fontes como inflamação ou acúmulo de placa ou aterosclerose. A DAP é a forma mais comum de DVP orgânica. Formas de DVP que não são considerados DAP incluem:

  • Insuficiência venosa crônica
  • Tromboflebite
    • Varizes

Embora os pacientes possam ouvir e ver os termos DAP e DVP usados de maneira relacionada, é importante entender que, embora a DAP seja a mais comum, outras formas de DVP existem. Os pacientes que apresentam sintomas associados a qualquer forma de DVP devem consultar um cirurgião vascular o quanto antes.

A detecção e o manejo precoce são essenciais para manter essas condições sob controle, e os tratamentos podem ajudar a prevenir algumas das complicações mais graves que podem acompanhar essas doenças.