Independentemente da sua preferência por uma das estações do ano, é importante se atentar à Saúde Vascular no Inverno, porque há Impacto do Frio na Circulação, o que pode acontecer por meio do surgimento ou agravamento de condições venosas, como as varizes, por exemplo.

Do mesmo modo que, normalmente, as pessoas com doenças venosas, que sofrem de má circulação, podem observar uma piora dos sintomas por causa do Frio, em que as veias podem ser afetadas.

Impacto do Frio na Saúde Vascular

Ao ser exposto ao frio, acaba acontecendo a vasoconstrição, ou seja, os vasos sanguíneos acabam respondendo ao impacto se contraindo, a pressão arterial e frequência cardíaca aumentam, e o coração trabalha mais para manter o fluxo, o que acaba exercendo maior pressão nas veias e aumentando as chances de as varizes se evidenciarem.

Do mesmo modo que, durante o inverno ou em dias mais frios, o corpo precisa trabalhar mais para regular a temperatura e esse estresse térmico pode resultar em espessamento do sangue e, consequentemente, formação de coágulos sanguíneos (trombos).

Já em relação ao comportamento, o paciente tende a passar mais tempo em ambientes fechados, ficar na mesma posição e reduzir a frequência das atividades físicas, por exemplo, o que contribui para o desencadeamento de alguma condição venosa ou agravamento dos sintomas, tais como, ganho de peso, inchaço, fadiga e formigamento.

Em contrapartida, quem sofre de insuficiência venosa pode apresentar um alívio do desconforto das veias varicosas, o que é caracterizado por dores nas pernas, câimbras e inchaços menos graves.

Pernas Inchadas?
Agende uma Avaliação Vascular e Redefina seu Conforto.

No caso das veias varicosas, além de agravar a dor e o desconforto, o frio pode provocar a contração dos vasos, facilitando o funcionamento das válvulas e proporcionando o encolhimento das veias, o que resulta em menos inchaço na região acometida.

Cuidados Básicos para Saúde Vascular no Inverno

As baixas temperaturas tendem a afetar as veias, mas existem cuidados específicos para preservar a saúde vascular e até prevenir os sintomas característicos, tais como:

  • Alongar ao longo do dia;
  • Beber água (hidratar) constantemente para afinar o sangue e melhorar o seu fluxo;
  • Elevar as pernas, principalmente no final do dia, para favorecer a circulação;
  • Evitar permanecer por um período prolongado na mesma posição;
  • Introduzir alimentos benéficos para a circulação;
  • Manter o peso conforme a indicação profissional;
  • Massagear as pernas;
  • Praticar exercícios físicos regularmente, seja em ambiente fechado ou ao ar livre;
  • Priorizar uma dieta balanceada, evitando alimentos gordurosos;
  • Reduzir a ingestão de cafeína, que influencia negativamente na circulação;
  • Usar roupas apropriadas conforme varia os ambientes.

Recomendações Comuns para o Inverno

A depender do cenário em que se encontra, seja de início de uma condição vascular ou agravamento do quadro, fazer acompanhamento médico ou iniciar o processo de tratamento é fundamental para ter a chance de uma melhor qualidade de vida, o que pode envolver escleroterapia ou tratamento endovenoso com laser.

Além disso, o inverno tende a ser o período do ano mais indicado para realizar determinados procedimentos, porque as vestimentas conseguem cobrir mais áreas do corpo, protegendo as marcas e evitando a exposição solar, que é um fator capaz de influenciar nos resultados a serem obtidos.

E se for o caso, providenciar as meias de compressão para o período de Inverno ou de dias Frios após a indicação, e conforme as especificações médicas, porque exercem alívio dos sintomas, previnem o surgimento de veias varicosas e melhoram a circulação e IVC (insuficiência venosa crônica).

Por isso, se consultar ou manter o acompanhamento periódico com a médica especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular faz parte do diferencial para ter a chance de manter uma boa qualidade de vida, seja no Inverno, durante os dias Frios ou em qualquer época do ano.

Mais informações sobre este assunto na Internet:
Diga Adeus às Dores nas Pernas.
Reserve a sua Consulta Vascular.