A remoção das veias de aranha é mais comum do que muitos imaginam. Também conhecidas como telangiectasias, essas veias nada mais são do que pequenos vasos sanguíneos dilatados que aparecem na superfície da pele, principalmente nas pernas e no rosto.
Embora sejam inofensivas na maioria dos casos, muitas pessoas buscam removê-las por razões estéticas ou devido aos sintomas como dor e sensação de peso nas pernas. Felizmente, atualmente, existem diversos tratamentos eficazes para eliminá-las. Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre como é realizada a remoção das veias de aranha e quais são as melhores opções disponíveis para o seu caso.
O Que São as Veias de Aranha
As veias de aranha são vasos capilares dilatados que se tornam visíveis sob a pele, formando padrões semelhantes às teias. Elas podem ser vermelhas, azuladas ou roxas, e surgem devido ao enfraquecimento das paredes dos vasos sanguíneos. Algumas das principais causas que contribuem para o surgimento dessa condição são:
- Predisposição genética;
- Longos períodos em pé ou sentado;
- Alterações hormonais;
- Excesso de peso;
- Envelhecimento;
- Exposição solar excessiva.
Embora não representem um risco grave à saúde, as veias de aranha podem causar desconforto e impactar a autoestima, levando muitas pessoas a buscarem sua remoção. As veias da aranha podem se formar em toda perna, incluindo na parte interna das coxas, dos tornozelos e das panturrilhas.
Isso pode ser um sinal de que existe uma condição chamada insuficiência venosa. Normalmente, os vasinhos não são dolorosos. No entanto, é muito comum remover vasinhos por razões estéticas.
Diagnóstico
Normalmente, o diagnóstico não é necessário, pois a maioria dos pacientes já sabe que tem vasinhos. No entanto, em alguns casos, pode ser importante, primeiro, identificar a complexidade do caso com o exame de ultrassom.
Isso é especialmente verdadeiro se houver varizes, se as veias estiverem doloridas ou se as pernas estiverem pesadas. Com o ultrassom podemos determinar o melhor plano de tratamento para a remoção de vasinhos.
Escleroterapia para Remoção de Vasinhos
A escleroterapia é um tratamento seguro e minimamente invasivo para a remoção de vasinhos. As pequenas veias são injetadas com uma substância capaz de removê-las.
Pode ser necessário realizar até três sessões. Os pacientes, geralmente, apresentam melhora considerável após a primeira sessão. Cada sessão de escleroterapia dura aproximadamente 30 minutos.
Para realizar a escleroterapia, uma agulha muito pequena é colocada nas veias da aranha para injetar pequenas quantidades de uma solução que faz com que a veia crie um tecido cicatricial e, então, feche permanentemente.
Isso força o sangue a ser redirecionado pelas veias mais saudáveis. O tecido absorve a veia fechada e, eventualmente, desaparece.
A Escleroterapia é Dolorosa?
O procedimento, às vezes, pode causar uma pequena dor, mas, geralmente, desaparece após alguns minutos. O tratamento com laser de vasinhos é considerado mais doloroso do que a escleroterapia.
Os Vasinhos Podem ser Removidos Permanentemente?
Os pacientes costumam perguntar se vasinhos podem ocorrer novamente. Eles podem, mas, geralmente, voltam de uma forma menos proeminente. A tendência de ter vasinhos é um tanto genética, como a tendência de ter sardas ou manchas senis. Para alguns pacientes, manter os vasinhos sob controle significa consultas ocasionais de “manutenção” para a escleroterapia.
Outras Opções de Tratamento
Outros métodos para remover vasinhos incluem o tratamento a laser. Esse tratamento funciona usando um laser para aquecer a veia da aranha, causando uma cicatriz e, eventualmente, a fechando.
Semelhante à escleroterapia, a luz a laser faz com que a veia perca sua fonte de sangue e desapareça. Tanto o tratamento a laser quanto a escleroterapia podem ser eficazes para remover vasinhos quando usados de maneira adequada.
No entanto, o tratamento a laser é menos eficaz nas veias maiores das pernas. O laser para vasinhos é mais adequado para veias menores do rosto e do tórax. O tratamento a laser está associado a mais dor do que a escleroterapia.
Para entender melhor qual o melhor tipo de tratamento para o seu caso, não deixe de procurar a ajuda de um angiologista de sua confiança. Marque agora sua consulta de avaliação e garanta uma melhor qualidade de vida com a remoção das veias de aranha.
Mais informações sobre este assunto na Internet:
Artigo Publicado em: 1 de out de 2020 e Atualizado em: 17 de abr de 2025