Anticoagulantes e Recomendações Alimentares. Anticoagulantes são um grupo de medicamentos que impedem o processo de coagulação do sangue. Eles são prescritos no tratamento de doenças em que há um risco aumentado de formação de coágulos sanguíneos.
Se você toma anticoagulantes, provavelmente já ouviu falar que certos alimentos – como folhas verdes – podem causar interações medicamentosas potencialmente perigosas.
Continue a leitura deste artigo para conhecer as recomendações alimentares para pessoas em uso de anticoagulantes.
Anticoagulantes e Recomendações Alimentares
Anticoagulantes Antagonistas da Vitamina K
A varfarina é o anticoagulante mais amplamente utilizado que funciona bloqueando uma etapa dependente da vitamina K na produção do fator de coagulação.
É por isso que a consistência na ingestão de vitamina K é importante: seu corpo precisa manter um equilíbrio entre as quantidades de vitamina K e varfarina em seu sistema.
As interações que afetam a eficácia dos antagonistas da vitamina K podem resultar em sangramento por anticoagulação excessiva ou trombose devido à anticoagulação insuficiente.
Anticoagulantes Orais Diretos
Nem todos os anticoagulantes interagem com a vitamina K. Espera-se que os anticoagulantes orais diretos substituam os antagonistas da vitamina K, devido à sua maior margem de segurança. No entanto, interações com alimentos, bebidas, ervas e outros medicamentos ainda podem ocorrer.
Portanto, pergunte ao seu médico sobre sua medicação específica.
Recomendações Alimentares
Uma interação alimento-medicamento ocorre quando um alimento ou bebida afeta a maneira como um medicamento funciona. Os riscos das interações medicamentosas incluem:
- Impedir o funcionamento adequado de um medicamento;
- Causar efeitos colaterais indesejados;
- Alterar a maneira como o corpo usa alimentos ou bebidas ingeridos durante o uso do medicamento.
Quando os anticoagulantes são prescritos, a ingestão de alimentos ricos em vitamina K e as doses de varfarina precisam ser monitoradas de perto.
A vitamina K é um elemento necessário no processo de coagulação do sangue. Os adultos precisam de aproximadamente 1 micrograma/kg de peso corporal de vitamina K por dia. Como a varfarina neutraliza a atividade da vitamina K no sangue, grandes oscilações na ingestão de vitamina K podem atrapalhar esse equilíbrio.
Assim, se você estiver tomando anticoagulantes, a chave para minimizar as interações entre alimentos e medicamentos é a consistência, não a evasão. Comer uma quantidade constante de alimentos ricos em vitamina K todos os dias ajuda a garantir um corpo saudável e equilibrado.
Alimentos Ricos em Vitamina K
A vitamina K é encontrada em muitos alimentos, especialmente vegetais verdes. Se um ou mais desses alimentos já fazem parte de sua dieta semanal, continue comendo as mesmas porções. Comer apenas uma porção desses alimentos todos os dias é o ideal.
- Beterraba;
- Nabos;
- Brócolis;
- Couve de Bruxelas;
- Repolho;
- Chicória e agrião;
- Couve;
- Alface;
- Dente-de-leão;
- Salsa (fresca);
- Brotos de soja;
- Espinafre;
- Cebolinha;
- Acelga;
- Camomila ou chá verde;
- Algas marinhas;
- Carne de fígado;
- Lentilhas;
- Linhaça.
Alguns alimentos com baixo teor de vitamina K também podem ter efeito sobre os anticoagulantes quando consumidos em grandes quantidades. Mantenha sua ingestão consistente ou peça para ajustar sua dosagem se quiser integrar qualquer um dos seguintes à sua dieta:
- Abacate;
- Linhaça;
- Manga;
- Proteína (por exemplo, tofu, leite, queijo);
- Sushi.
O álcool interage com um grande número de medicamentos, incluindo os anticoagulantes. Quando tomado com anticoagulantes, o consumo excessivo de álcool pode interferir no tempo de coagulação. Recomenda-se que pacientes em uso de anticoagulantes bebam duas ou menos bebidas alcoólicas por dia.
Geralmente, é aconselhável que os pacientes em uso de anticoagulantes mantenham uma dieta equilibrada e consistente durante todo o curso do tratamento para evitar flutuações na eficácia do tratamento.