Varizes Causam Queimação nas Pernas? Ao observar alguns sinais, uma porcentagem das pessoas tende a se atentar e procurar o atendimento médico assim que possível. Enquanto outras podem não se preocupar até que haja um agravamento deles ou da condição ainda não identificada.

E apesar de existirem casos assintomáticos e outros em que os sintomas variam de um indivíduo para o outro, em se tratando das varizes, pode comumente surgir uma sensação de queimação nas pernas.

Assim como tende a aparecer acompanhada de cansaço ao se movimentar; coceira; formigamento; inchaço nos pés e tornozelos, já que a região das pernas é a mais comum de ser acometida por tal condição; e dor ou pontada ao caminhar e se exercitar, por exemplo.

Queimação nas Pernas

A sensação de queimação nos membros inferiores provocada pelas varizes é considerada um de seus efeitos colaterais e causada pelo refluxo venoso. Nesses casos, o fluxo de sangue é fraco ou as válvulas venosas defeituosas fazem com que as veias acabem vazando para o tecido ao redor, resultando na queimação, que tende a surgir acompanhada de outros sintomas, tais como:

Porém, outras causas para o surgimento dessa sensação ao apresentar um quadro de varizes incluem:

  • Eczema varicoso: gerado pela insuficiência venosa, acontece quando há vazamento de sangue para os tecidos do corpo;
  • Insuficiência venosa: quando o sangue se acumula em determinada área, resultando em uma veia varicosa, principalmente como resultado da irritação da pele;
  • Tromboflebite superficial: ocorre quando um coágulo provoca a inflamação de uma veia próxima à superfície cutânea.

Possíveis Causas do Refluxo Venoso

Além disso, determinados fatores tendem a agravar as veias com sensação de queimação, sendo possível citar:

  • Genética: é considerada um dos fatores de risco para o surgimento de varizes quando há um histórico na família;
  • Gestação: durante o período, há mais produção de progesterona e um volume dobrado de sangue, e somados ao aumento de peso, acabam exercendo pressão sobre as veias;
  • Obesidade: o peso excessivo acaba igualmente gerando pressão sobre as veias e, consequentemente, sobrecarregando o sistema circulatório;
  • Permanecer por um longo período na mesma posição: tal ação acaba dificultando o retorno do sangue das pernas ao coração.

Opções de Tratamento

Recupere a Saúde das suas Pernas!
Agende uma Consulta Vascular Hoje.

Para a indicação do melhor tratamento, o médico leva em consideração diversas questões, tais como, saúde geral e o tipo de quadro apresentado, mas, geralmente, pode recomendar que o paciente inclua ou mantenha os seguintes cuidados:

  • Elevar e esticar as pernas, principalmente, no fim do dia;
  • Fazer compressa fria ou tomar banho gelado, o que acaba aliviando outros sintomas que podem surgir;
  • Praticar exercícios regularmente com o intuito de auxiliar a circulação do sangue e reduzir as chances do desenvolvimento de varizes;
  • Usar creme anti-histamínico para diminuir a coceira que acaba influenciando no surgimento da queimação;
  • Usar meias de compressão conforme a indicação médica, já que existem algumas especificações.

Assim como tende a envolver algum tipo de intervenção para eliminação da veia comprometida, que também depende de diversos fatores para que a melhor abordagem possa ser indicada e aceita ou não pelo paciente.

Do mesmo modo que é recomendável fazer um acompanhamento com a médica especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular para que igualmente seja providenciado um plano de prevenção de novos casos de varizes e de outras condições relacionadas ao sistema circulatório.

Mais informações sobre este assunto na Internet:
Recupere a Saúde das suas Pernas!
Agende uma Consulta Vascular Hoje.