Varizes Causam Queimação nas Pernas? Ao observar alguns sinais, uma porcentagem das pessoas tende a se atentar e procurar o atendimento médico assim que possível. Enquanto outras podem não se preocupar até que haja um agravamento deles ou da condição ainda não identificada.
E apesar de existirem casos assintomáticos e outros em que os sintomas variam de um indivíduo para o outro, em se tratando das varizes, pode comumente surgir uma sensação de queimação nas pernas.
Assim como tende a aparecer acompanhada de cansaço ao se movimentar; coceira; formigamento; inchaço nos pés e tornozelos, já que a região das pernas é a mais comum de ser acometida por tal condição; e dor ou pontada ao caminhar e se exercitar, por exemplo.
Queimação nas Pernas
A sensação de queimação nos membros inferiores provocada pelas varizes é considerada um de seus efeitos colaterais e causada pelo refluxo venoso. Nesses casos, o fluxo de sangue é fraco ou as válvulas venosas defeituosas fazem com que as veias acabem vazando para o tecido ao redor, resultando na queimação, que tende a surgir acompanhada de outros sintomas, tais como:
- Coceira;
- Descoloração cutânea;
- Dor generalizada;
- Inchaço;
- Veias de aranha.
Porém, outras causas para o surgimento dessa sensação ao apresentar um quadro de varizes incluem:
- Eczema varicoso: gerado pela insuficiência venosa, acontece quando há vazamento de sangue para os tecidos do corpo;
- Insuficiência venosa: quando o sangue se acumula em determinada área, resultando em uma veia varicosa, principalmente como resultado da irritação da pele;
- Tromboflebite superficial: ocorre quando um coágulo provoca a inflamação de uma veia próxima à superfície cutânea.
Possíveis Causas do Refluxo Venoso
Além disso, determinados fatores tendem a agravar as veias com sensação de queimação, sendo possível citar:
- Genética: é considerada um dos fatores de risco para o surgimento de varizes quando há um histórico na família;
- Gestação: durante o período, há mais produção de progesterona e um volume dobrado de sangue, e somados ao aumento de peso, acabam exercendo pressão sobre as veias;
- Obesidade: o peso excessivo acaba igualmente gerando pressão sobre as veias e, consequentemente, sobrecarregando o sistema circulatório;
- Permanecer por um longo período na mesma posição: tal ação acaba dificultando o retorno do sangue das pernas ao coração.
Opções de Tratamento
Para a indicação do melhor tratamento, o médico leva em consideração diversas questões, tais como, saúde geral e o tipo de quadro apresentado, mas, geralmente, pode recomendar que o paciente inclua ou mantenha os seguintes cuidados:
- Elevar e esticar as pernas, principalmente, no fim do dia;
- Fazer compressa fria ou tomar banho gelado, o que acaba aliviando outros sintomas que podem surgir;
- Praticar exercícios regularmente com o intuito de auxiliar a circulação do sangue e reduzir as chances do desenvolvimento de varizes;
- Usar creme anti-histamínico para diminuir a coceira que acaba influenciando no surgimento da queimação;
- Usar meias de compressão conforme a indicação médica, já que existem algumas especificações.
Assim como tende a envolver algum tipo de intervenção para eliminação da veia comprometida, que também depende de diversos fatores para que a melhor abordagem possa ser indicada e aceita ou não pelo paciente.
Do mesmo modo que é recomendável fazer um acompanhamento com a médica especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular para que igualmente seja providenciado um plano de prevenção de novos casos de varizes e de outras condições relacionadas ao sistema circulatório.