Menstruação e Varizes. As varizes tendem a ser causadas pela pressão sanguínea no interior das veias, o que pode provocar sintomas capazes de impactar a vida dos pacientes. E apesar de acometerem pessoas de diferentes gêneros e idades, são comumente observadas em quem apresenta algum fator de risco.

Caracterizadas por veias tortuosas e nodosas, e por serem localizadas frequentemente nos membros inferiores, principalmente nas coxas, nos tornozelos e pés, são conhecidas por afetar mais de 40% da população feminina, o que representa duas vezes mais chances de ser acometida em comparação ao sexo oposto.

Relação Entre Menstruação e Varizes

As alterações hormonais durante a menstruação são consideradas um fator de risco, porque os hormônios femininos (estrogênio e progesterona) atuam diretamente sobre as paredes dos vasos sanguíneos, diminuindo sua resistência e comprometendo o bom funcionamento das válvulas.

E quando são acometidas pelas varizes, relatos da piora de determinados sintomas, como fadiga, dor, inchaço e aumento do desconforto nos membros inferiores, em algumas fases da menstruação (antes, aproximadamente uma semana, e durante) podem surgir nos consultórios médicos.

Uma possível razão para tal acontecimento envolve a progesterona e o estrogênio, que ajudam as veias a relaxar, principalmente a primeira, que faz com que mais sangue se acumule nas paredes das veias.

No ciclo menstrual, os hormônios acabam flutuando e provocando alterações na tonicidade e no diâmetro das veias, o que acaba influenciando no fluxo sanguíneo, inclusive nas que são consideradas saudáveis. Ou seja, as válvulas nas veias das pernas responsáveis por transportar o sangue de volta ao coração podem acabar se esforçando com o excesso do fluxo de sangue, o que tende a resultar na formação ou piora das veias varicosas.

Recupere a Saúde das suas Pernas!
Agende uma Consulta Vascular Hoje.

Conforme estudos foram sendo realizados, alguns pesquisadores observaram que as veias com aspecto mais pesado durante a menstruação têm um diâmetro aumentado, permitindo que os vasos afetados fiquem inchados e congestionados.

Enquanto isso, outras pesquisas apontam que pequenas células receptoras no tecido venoso são sensíveis aos hormônios femininos, o que justifica a piora dos sintomas quando os seus níveis acabam alterando ou permanecendo mais elevados.

Recomendações para Alívio dos Sintomas

Ao se consultar com um especialista, tal profissional tende a indicar as melhores opções para aliviar os sintomas desconfortáveis das veias, mesmo durante a menstruação, o que inclui:

  • Praticar exercícios, principalmente voltados aos músculos da panturrilha, que evitam o acúmulo de sangue nas veias e ajudam a bombeá-lo até às pernas;
  • Elevar as pernas, especialmente, no final do dia;
  • Fazer compressas de gelo;
  • Usar meias elásticas após a recomendação e especificação médica;
  • Providenciar os medicamentos prescritos;
  • Priorizar uma dieta capaz de evitar o acúmulo sanguíneo, o que pode ser indicado por um especialista.

Sem contar que o mesmo pode recomendar medidas preventivas, tais como, evitar o uso de cintas, sapatos de salto alto e meias até a altura dos joelhos com o intuito de dificultar a presença dos sintomas desconfortáveis, e apontar mudanças no estilo de vida para aliviar a dor e reduzir o aparecimento da condição caso a cirurgia não seja uma opção para determinados casos.

Assim como o médico especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular pode indicar uma intervenção cirúrgica não invasiva para tratar as varizes que são acompanhadas da piora dos sintomas na menstruação, como é o caso da escleroterapia, por exemplo. Mas isso varia de acordo com as especificidades da condição e do quadro geral apresentado pela paciente.

Mais informações sobre este assunto na Internet:
Recupere a Saúde das suas Pernas!
Agende uma Consulta Vascular Hoje.